Brindes do mundo fashion


   

Por Elisabeth Guimarães – Grupo Bríndice

Assertivas e exemplares são ações promocionais que agregam a força transformadora de brindes relevantes e adequados ao público. Quantas vezes nos deparamos com ações que oferecem brindes que não estão relacionados com o universo da marca anunciante e longe dos anseios dos consumidores? A escolha do brinde adequado tem força para agregar valor à marca e transformar produtos em verdadeiros ícones.

Jovens do final dos anos 70 foram surpreendidas pelo lançamento da sandália Melissa modelo Aranha. Uma ideia que surgiu a partir da observação das sandálias de tiras dos pescadores da Riviera Francesa, pelos irmãos Grendene. Muito mais que um calçado de plástico injetado, o produto virou símbolo fashion. E, assim, inaugurou o merchandising de calçados em novelas: a exemplo de Júlia, personagem de Sônia Braga, na novela Dancing Days, a Melissa ganhou milhões fãs pelo Brasil.

Durante muito tempo, a marca Melissa fez sucesso junto ao público adulto e, a partir de 1986 também virou paixão do público infantil, com o lançamento das Melissinhas. Os modelos para crianças eram acompanhadas de um brinde especial: uma pochetezinha. O primeiro filme comercial do produto apresentava o conceito "A Melissinha que vem com a Pochetezinha" (estrelado pela atriz Eliete Cigarini que fazia o papel da professora, e a menina ruiva Jéssica Canoletti).

Há alguns anos, a marca, que redescobriu sua vocação fashion, passou a investir em parcerias com profissionais de várias áreas, como o estilista Alexandre Herchcovitch, os designers Fernando e Humberto Campana entre outros.

Em 2005, a marca Melissa comemorou 25 anos com a criação de uma exposição que ficou para a história da marca e da moda brasileira. O evento Plastic.o.rama Made in Brazil contou com a participação de 90 profissionais de diversas áreas, que interpretaram cada qual a seu gosto um par original da Melissa, modelo Aranha 1979. A ideia virou livro e sete modelos distribuídos para o público visitante da 19ª edição da São Paulo Fashion Week. No mesmo ano, a marca inaugura a Galeria Melissa na rua Oscar Freire, em pleno circuito fashion paulistano. E assim, a Melissa celebrou sua história em grande estilo, nas páginas da maior revista de moda do mundo: a Vogue.

Neste ano, a Grendene Kids retoma a estratégia de sucesso e lança a coleção Barbie 2011, que vem com uma chapinha de brinde para fazer mechas coloridas no cabelo das meninas. O case da Melissa demonstra como ações promocionais desenvolvidas com o objetivo de proporcionar experiências inesquecíveis aos consumidores podem conseguir muito mais que um aumento de vendas imediato. As ações que adotam brindes relevantes colaboram para a criação de vínculos entre marcas e consumidores. Sem falar que brindes diferenciados como as pochetezinhas que acompanhavam as Melissinhas e, agora, as chapinhas que acompanham as sandálias Barbie, mesmo depois de 25 anos, agregam valores inestimáveis à marca, a ponto de transformarem sandálias de plástico em ícones da moda.

Fontes:
http://www.melissa.com.br