Escuderia da folia


   

Por Elisabeth Guimarães – Grupo Bríndice

A Skol abriu o ano promovendo guerra de folia e curtição. No dia 5 de janeiro, uma campanha promocional foi lançada, convocando foliões de todo Brasil para “invadir” as cinco principais festas de carnaval do país: Salvador (BA), Recife e Olinda (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Ouro Preto (MG). A promoção Operação Skol Folia vai levar os ganhadores do concurso para curtir, durante cinco dias, as festas de carnaval dessas cidades. O filme “Despedida” que foi ao ar para divulgar a promoção é uma sátira do filme Armagedon. A promoção foi criada e executada pela Bullet, enquanto a F/Nazca S&S assina a campanha.

A paródia do clássico bélico também usa a música do Aerosmith “I don’t want to a miss a thing” em uma versão brasileira, cheia de gingado. No site da Skol estão disponíveis para download versões da música nos principais ritmos de Carnaval: axé (gravada por Bell Marques), frevo e pop (por Tuca Fernandes). Também participam da divulgação da promoção representantes das diversas regiões do país: o baiano Durval Lelys, a escola de samba carioca São Clemente, o Homem da Meia Noite para representar Pernambuco e as repúblicas mineiras.

O concurso denominado Operação Skol Folia convida os consumidores maiores de 18 anos a concorrerem ao melhor carnaval de suas vidas. São cinco dias de folia em cinco cidades diferentes. Para participar, basta acessar o site www.skol.com.br/folia, preencher um cadastro e seguir as instruções do jogo on-line, instrumento de competição do concurso. Para jogar, o consumidor convoca mais três pessoas que vão acompanhá-lo na competição pelo prêmio. Durante a Operação Skol Folia, as escuderias precisam executar tarefas para garantir o sucesso da missão. Os prêmios são decididos pela soma dos pontos conquistados pelas escuderias concorrentes. O site ainda dispõe de rádio, programação de eventos de verão, downloads de wallpapers e emotions. O regulamento do concurso está disponível na página da promoção e esclarece todos os requisitos previstos na legislação.

Ao que tudo indica, a ação promocional da Skol pode ser considerada um concurso recreativo. A Operação Skol Folia é um excelente exemplo de como a mecânica promocional para concursos pode ser desenvolvida e bem sucedida (leia Os bastidores das promoções nesta edição). Importante ressaltar que todo tipo de ação promocional, depois de criada e desenvolvida pelas agências, passa pelas mãos de um profissional da área de direito que redige o regulamento, que fica disponível para todos os interessados.

Para se ter uma ideia de como a ação foi desenvolvida, é interessante visitar o game on-line no site de Skol e a fanpage da marca no Facebook e verificar também como o conceito de folia está presente em todas as experiências promovidas pela marca nessa ação. Ganhar ou perder faz parte do jogo. O mais importante é perceber como os profissionais que trabalharam nesse projeto pensaram em promover experiências diferenciadas de diversão em todos os links do mapa do site. Ou melhor, do mapa das melhores festas do carnaval brasileiro.

Fontes: www.skol.com.br/folia/
http://www.ambev.com.br/pt-br/imprensa/noticias/2012/01/09/skol-lanca-operacao-skol-folia