Os bastidores da Feira PROMO BRÍNDICE


   

Ideias, ações, equipamentos e pessoas que estão por detrás das produções de cinema, teatro, shows e outros eventos despertam a curiosidade da maioria das pessoas. E a respeito dos bastidores das feiras e exposições não é diferente. No teatro, depois que as cortinas se abrem; no cinema, depois que as luzes se apagam; nos shows, depois que soa o primeiro acorde; a audiência pode até imaginar, mas não sabe como essas produções são realizadas. Para conhecer como tudo é planejado, organizado e supervisionado para a realização do maior evento de marketing promocional do país, Francisca Moreira Gomes, Assistente de Marketing do Grupo Bríndice revela os bastidores da PROMO BRÍNDICE para os leitores da Bríndice News.

Para início de conversa, Francisca comenta: “A partir do momento que o expositor assina o contrato com a Bríndice, ele passa a receber todo tipo de orientação. Em todas as fases do evento (antes, durante e depois), o expositor recebe informações, suporte técnico, tecnológico e estrutural, enfim, todo expertise que está no campo de ação do Grupo Bríndice. Tudo para que os expositores da PROMO BRÍNDICE sejam bem recebidos e conquistem sucesso em seus empreendimentos”. Essa observação é pertinente já que o leitor começa entender que, em cada fase do evento, o expositor tem um tipo de necessidade e que a Bríndice faz questão de oferecer todos os recursos necessários para suprir cada uma delas. Do manual do expositor ao simples esclarecimento de uma dúvida, todas as ferramentas são disponibilizadas para que a feira abra as portas para receber visitantes de todas as regiões do Brasil.

Como todo evento do porte da PROMO BRÍNDICE, tudo começa com um planejamento que inclui o objetivo, as estratégias e as táticas (os meios pelos quais tudo será concretizado). Francisca revela que a feira tem como principal objetivo levar para os expositores o maior número de visitantes qualificados, ou seja, aqueles que efetivamente terão interesse nos produtos expostos. O Grupo Bríndice também estimula o expositor a apresentar o maior número de novidades do setor para os visitantes do evento. O planejamento, em linhas gerais, inclui a escolha do local, data e horário do evento; contratação, gerenciamento e administração dos serviços terceirizados; divulgação da feira por meio de ações de comunicação on-line e off-line; definição dos apoiadores e patrocinadores do evento; logística, entre outras ações.

“Não existe rotina, nem um minuto é igual ao outro”. Esse foi o comentário de Francisca, quando indagada a respeito dos bastidores dos quatro dias de realização da PROMO BRÍNDICE. “A fase de realização do evento (também chamada de trans evento) ainda pressupõe uma fase anterior, a de montagem (pré-evento). Quando o local começa a ser preparado, a Bríndice está lá, acompanhando tudo. Da inspeção e marcação do pavilhão, passando pela montagem dos estandes até a instalação de todos os serviços (elétrica, hidráulica, telefonia, internet, decoração, paisagismo, sinalização, entre outros)”.
O resultado de todo esse trabalho resulta numa estrutura favorável para que expositores e visitantes tenham à disposição serviços de qualidade e atendimento eficiente. Credenciamento, segurança, posto médico, praça de alimentação, agência de turismo, acesso à internet, limpeza. Tudo adequadamente estruturado num espaço horizontal, climatizado, de fácil acesso, com mais de 3.400 vagas de estacionamento, que abriga a maior feira de exposição de brindes, PDV, relacionamento e marketing digital. Desde a edição de 2011, a PROMO BRÍNDICE é realizada no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.

Estrutura montada, estandes prontos, serviços disponibilizados, verificados e garantidos, logística e suporte conferidos, check list realizado, chegou o dia de abrir as portas da PROMO BRÍNDICE para o público. O CAEX - Centro de Atendimento ao Expositor – disponível desde o primeiro dia da montagem – continua disponibilizando todo tipo de informação, incluindo o esclarecimento de dúvidas a respeito de todos os procedimentos. Enfim, todo suporte para o expositor vivenciar a jornada de quatro dias com tranquilidade, e voltar toda atenção para os negócios. Expositores a postos chega a hora de receber os visitantes.

Para atender mais de 9.000 visitantes que passam pela feira, que em 2011 gerou negócios na ordem de R$ 1,5 milhão (evento e pós- evento), o Grupo Bríndice ampliou o foco de atuação da feira, incorporando novas áreas de exposição. Os espaços abertos para os expositores que atuam nos segmentos de PDV, marketing digital e marketing de relacionamento trouxeram para a feira novas e modernas soluções para os visitantes do evento, que foram beneficiados por uma maior variedade de produtos e serviços.

Os segmentos de exposição contemplados pela PROMO BRÍNDICE também servem de parâmetro para outro evento paralelo à feira: o PROMO CONGRESSO. O objetivo é disponibilizar uma série de palestras, que abordam temas da realidade dos visitantes da feira, levando informações atualizadas, cases e tendências relevantes para esses profissionais. As palestras são ministradas por empresários, profissionais renomados da área e palestrantes com experiência em cada um dos assuntos abordados.

Se o leitor pensa que o trabalho de bastidores terminou, está enganado. Depois da feira, o Grupo Bríndice ainda realiza a análise dos resultados do evento. As pesquisas são tabuladas e divulgadas para a imprensa e os agradecimentos fazem parte das ações que encerram mais uma edição da PROMO BRÍNDICE e abrem as perspectivas para a produção da edição seguinte.

Por meio da PROMO BRÍNDICE, o Grupo Bríndice cumpre o compromisso de gerar negócios para os diversos setores do mercado promocional, sempre atento aos interesses de seus públicos, promovendo e fortalecendo o relacionamento entre expositores e visitantes. Um evento que potencializa os esforços de vendas das empresas expositoras, que desejam criar novas oportunidades de negócios, e abre novas possibilidades criativas para as ações promocionais dos visitantes.


Por Elisabeth Guimarães – Grupo Bríndice