Boné Personalizados: Sua marca ditando moda

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Uma das lições que aprendemos após tantos anos de experiência com o setor de brindes é que a empresa que se dispõe a investir nesses “mimos” deve evitar a pura e simples veiculação da marca, deve evitar o “o brinde pelo brinde”.

Um brinde que não tenha nenhuma utilidade além de divulgação da marca tende à ter vida curta na mão dos clientes. Eles vão receber o brinde e logo depois engaveta-lo ou jogar no lixo. E isso significaria um desperdício enorme de dinheiro. Uma das maiores premissas que deve ser observada pela empresa que se dispõe à investir em brindes para seus clientes é que o brinde deve, acima de tudo, ser útil e agradável de usar. Se assim for o cliente guardará o brinde com esmero, e consequentemente estará garantida uma exposição bem maior para a empresa que personalizou o produto.

Se o cliente ganha, por exemplo, um boné personalizado, a tendência é que, sendo ele visualmente agradável, o uso se prolongue por alguns anos. O custo é relativamente baixo e proporciona uma exposição mínima de alguns anos. Não raras vezes os bonés personalizados duram cerca de 10, 20 anos. Sem exagero. Talvez se você procurar em sua casa vai achar um boné promocional que ganhou há mais de 10 anos. Se o cliente simpatizar com a marca e com o modelo do boné a longa exposição da marca é garantida. Isso sem contar que os bonés promocionais atingem diversas faixas etárias, o que garante uma gama infindável de clientes alvo.

Os bonés personalizados podem ser utilizados tanto para brindes voltados aos adultos como para brindes voltados para as crianças e adolescentes. Ou podem ainda ser voltados para um gênero específico, como as mulheres por exemplo. Se eles tiverem ligação com algum evento específico (feiras empresariais, aniversários das empresas, etc…) com certeza vai passar a ter um valor afetivo considerável para quem o recebe. Entra ano, sai ano, os bonés continuam sendo sucesso de público em termos de brindes. Todo mundo gosta de ganhar bonés promocionais. A empresa que se dispõe à dar bonés para seus clientes acaba ditando moda em seu setor.

Como se viu, os bonés personalizados são os brindes promocionais com maior potencial para agradar o cliente que o recebe e para expandir a marca das empresas que o oferecem. Além de serem muito bonitos e assim agradarem “gregos e troianos”, os bonés são muito competentes quando o assunto é expansão da marca e fidelização da clientela. Os clientes geralmente não esquecem a empresa que lhes dá um boné!!!!

Tipos de boné

Antes de escolher o modelo mais adequado para o público destinatário do brinde é importante conhecer os diversos tipos de boné que temos à disposição. Atualmente está muito em voga o modelo ABA RETA. Ele tem ganhado muito espaço devido à muitos artistas  e jogadores de futebol o estarem usando. Uma das grandes vantagens deste modelo é que ele é unissex. Esse modelo é o “campeão de vendas” sobretudo para a nova geração. Já o boné ABA CURVA é um dos modelos mais clássicos, sobretudo por ser o modelo utilizado pelos jogadores de beisebol (em virtude da proteção que proporciona para os olhos). Outra vantagem desde modelo é que ele permite correr em velocidades consideráveis pelos campos sem cair ou atrapalhar a visão. Isso além de serem super fáceis de guardar. O modelo SNAPBACK é uma tendência relativamente recente. Seu grande diferencial é uma espécie de cinta plástica situada na parte traseira que permite ajustá-lo à diversos tamanhos. É muito usado por skatistas justamente por esse aspecto funcional. O modelo TRUCKER é uma das promessas da próxima temporada. Ele, na verdade, é um clássico que está ressurgindo com algumas alterações. O ressurgimento deste modelo se deve ao seu uso por artistas famosos. Ele sempre foi muito utilizado pela turma do rock e sua principal característica é a parte de trás feita com uma espécie de tela que permite que o couro cabeludo “respire”. Por fim, existe ainda o modelo STRAPBACK, que assim como o snapback é ajustável, porém de uma forma deferente deste. O ajuste dos modelos estrapbacks é feito através de uma fivela, geralmente metálica, que permite um ajuste extremamente preciso do tamanho. Geralmente a parte fronta destes modelos possui estampas muito atrativas e alegres, por isso ele vem sendo utilizado em larga escala por surfistas e jovens americanos em geral.

 

História do boné

O termo “boné” é oriundo do francês, bonnet e significa “espécie de capa”. No mundo da moda ele é um dos acessórios mais famosos e democráticos. Além de possuir um aspecto funcional e um aspecto estético. Ele pode ser usado apenas para enfeitar o “look” ou para proteger os olhos e a cabeça de intempéries climáticas (sol excessivo, frio excessivo, chuvas de pequena proporção, etc…). Ele virou mesmo “marca registrada” de certos grupos, como os jogadores de beisebol por exemplo.

É interessante lembrar que no Egito antigo as pessoas já faziam uso de uma versão primitiva dos bonés. Naquele época, como hoje, os bonés eram utilizados para proteger ou por razões estéticas.  Dizem que na França há um museu que tem entre seu acervo um boné com mais 2.550 anos de idade. Impressionante não? Se engana quem pensa que os bonés são invenção da “new generation”.

O boné “em gomos”, que inspira praticamente todos os modelos atuais começou à ser utilizada por um açougueiro inglês, em medos de 1.800. Daí em diante ele virou peça obrigatória no mundo esportivo e se popularizou nos Estados Unidos por conta do Beisebol. Devido à variedade de modelos e materiais hoje os bonés são utilizados em larga escala por vários segmentos. Ao contrário de tempos idos, onde os bonés eram confeccionados com palha ou uma espécie de lã maleável, hoje existe um “sem fim” de materiais à disposição.

Assim o boné continuou ganhando popularidade, passou à ser objeto de desejo de adultos e crianças e entre nós, brasileiros, já virou mania nacional há tempos. No Brasil ele tanto pode ser vinculado à questões esportivas e de atividades saudáveis em geral como à acessórios de modas. Enquanto brinde promocional ele é um dos brindes mais versáteis e atraentes. Cumpre com maestria seu papel no mundo promocional, divulgando marcas, empresas e eventos, além de poder ser utilizado para uniformização profissional.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×