Sacola de Papel Personalizada

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Desde pequenos nas escolas somos ensinados de que podemos e devemos salvar o nosso mundo, que ele está em perigo e em risco e que as coisas não podem mais continuar como sempre são. Podemos fazer várias coisas para ajudar nosso planeta que vem sofrendo constantemente com os danos que o próprio ser humano causa ao usar produtos que poluem o planeta, ao ele mesmo poluir o meio ambiente.

Uma das coisas que podemos fazer e trazer para o nosso dia a dia para diminuir esses danos é a utilização de sacolas biodegradáveis, já que elas demoram apenas 18 anos para se decompor na natureza, em contrapartida a outra sacolinha que usamos geralmente demora mais de 100 anos para se decompor, por esse motivo, as sacolinhas biodegradáveis acabam se tornando uma alternativa melhor e sustentável já que não deixam nenhum resíduo prejudicial ao meio ambiente.

As sacolinhas que são biodegradáveis são fabricadas com materiais que se decompõem sob condições de luminosidade, umidade e oxigênio específicas, entre eles: resinas de amido (do milho, mandioca ou batata), como o ácido poliláctico (PLA) que são naturais de fontes renováveis; plástico; papel; materiais orgânicos ou policaprolactona (PCL). Essas sacolas, ao entrar em contato com o solo, passam por uma transformação e são degradadas por micro-organismos.

Mas fora isso, quais são outras as vantagens de uma utilização dessas sacolas?

  • As sacolas biodegradáveis são recicláveis e podem ser reutilizadas antes de iniciar a sua degradação;
  • Elas podem ser fabricadas a partir de plásticos reciclados;
  • Após serem descartadas, elas podem ser destinadas para a compostagem;
  • Ao se decompor, produz água, gás carbônico e biomassa, um excelente adubo para o solo;
  • Devem ser separadas na coleta seletiva assim como os plásticos convencionais;
  • São sacolas testadas, seguras e aprovadas para o contato com alimentos;
  • Não emitem metano (gás poluente) em sua degradação;

Entretanto, a biodegradação e compostagem do plástico ocorrerá da maneira correta usando estas sacolas forem destinadas a usinas de compostagem, pois nessas usinas as condições de temperatura, umidade e luz são adequadas e há micro-organismos suficientes para que a degradação ocorra.

O que se sabe é as sacolas de plástico prejudicam tanto nosso meio ambiente que quando são jogadas em lixões e aterros, junto com as condições que esses ambientes propiciam, gera uma biodegradação anaeróbica, onde ocorre a liberação do gás metano que contribui cerca de 20 vezes mais para o efeito estufa do que CO2 gerado na biodegradação aeróbica.

Ainda, de qualquer forma, essa é uma das melhores opções para se diminuir a poluição do meio ambiente, de uma forma que nem você nem terceiros, nem a sua empresa seja responsabilizada por algum dano permanente no meio ambiente.

No ano de 2011 entrou em vigor em alguns estados uma lei que determina a utilização de sacos ecológicos que causam menos impacto ao meio ambiente. O problema é que esses sacos são mais caros do que as sacolas comuns, tanto que em alguns supermercados e lugares eles vendem as sacolas ou pedem para seus clientes levarem sacolas grandes de pano para colocarem os produtos.

Diante da demanda do mercado por empresas com postura ambientalmente responsável, a indústria da embalagem teve de repensar seus meios e valores. Neste cenário, um recurso relativamente antigo foi valorizado: a sacola de papel.

Agora você pode pensar em adotar esse tipo de embalagem para seu negócio. O que acha? Quais são os benefícios e quando você deve recorrer à praticidade deste produto.

Quando usar sacola de papel em seu negócio?

O papel pode passar diversas mensagens aos seus clientes, como que você se importa com o meio ambiente, isso porque tecnicamente falando na indústria que trabalha com o papel quase nada é desperdiçado. Duvida? Todos nós sabemos que o papel é feito com árvore, certo? E o que acontece com as folhas e os galhos? Eles são usados como adubo. As cascas podem formar biomassa, de forma a aproveitar o poder calórico do material na geração de energia e vapor para alimentar o parque fabril.

Sacolas e sacos de papel são, geralmente, fechados com cola de origem vegetal, à base de amido de milho ou de mandioca. Esse material uma excelente resistência às embalagens, fazendo com que elas suportem uma boa quantidade de peso.

Vale lembrar que é necessária uma quantidade muito menor de energia para reciclar sacolas de papel se comparado às versões de plástico. Na natureza, elas representam uma ameaça muito menor à fauna, flora e recursos hídricos.

Você mostra também que você deseja segurança e busca por inovação, isso porque as sacolas de papel podem ficar de pé, lembrando uma caixa e o risco de acidentes domésticos é muito menor do que o com sacolas de plástico. O papel permite a incorporação química de algumas substancias que podem melhorar a conservação dos produtos.

Você pode comunicar a sua imagem, imagem da marca para as sacolas. Cerca de 80% dos produtos lançados no Brasil saem do mercado em dois anos, de acordo com uma pesquisa da AC Nielsen. Isto se deve, principalmente, à falta de apoio do marketing, aos poucos benefícios para o consumidor e à ausência de inovação. Nestes três quesitos, a embalagem pode ser um elemento decisivo. Isso porque quando o cliente compra algo ele está comprando um kit: o tratamento, o produto, a embalagem, a história da empresa. Ele não está apenas comprando um produto, ele está levantando ainda mais a sua empresa e fazendo com que ela continue no mercado.

A embalagem é uma das melhores formas de comunicação que um produto pode ter. Com a ajuda de links QR Codes, ela pode até se integrar à internet e ganhar um novo potencial de interatividade. Juntando o antigo com o novo, agregando o útil ao agradável você pode colocar a sua empresa no meio da internet também com uma coisa que vai fazer bem ao mundo inteiro e vai fazer bem a sua empresa.

Uma sacola de papel personalizada é muito mais bonita do que uma de plástico personalizada, por ser mais rígida, a sacola de papel oferece uma nova camada de sofisticação ao seu produto. No mercado de moda, isto é ainda mais evidente: observe as maiores marcas do mundo e os tipos de embalagens que elas usam, e outra, como foi dito e ensinado em todos os outros parágrafos, ela faz muito melhor ao meio ambiente.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×