17 dicas para você esticar seus limites, aumentar seu valor e impulsionar sua carreira

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Quero iniciar esse artigo com a seguinte pergunta: Porque algumas pessoas fracassam e outras prosperam? Bom, se partirmos de um raciocínio lógico, chegaremos à conclusão de que todos são iguais e que deveriam obter resultados semelhantes, certo? No entanto, não é isso que vemos na prática. E o motivo desse intrigante fator pode ser compreendido se tivermos humildade para aprendermos com um antigo pássaro que descobriu a fórmula do sucesso.

O pássaro da mitologia grega, conhecido como fênix, tinha como característica renascer das próprias cinzas quando morria, ou seja, não importava o que acontecia, ela sempre dava um jeito de se levantar e recomeçar uma nova vida.

E é exatamente disso que precisamos para crescermos profissionalmente. Muitas pessoas possuem intelecto, carisma, títulos, dentre outras coisas importantes, porém, não possuem o maior dos atributos, a saber: a persistência.

A vida de qualquer pessoa é repleta de problemas, críticas, tragédias, eventos inesperados e crises. Algumas pessoas não conseguem lidar com esse tipo de situação, já outras, enfrentam o problema de frente, buscando resolvê-los com bom humor e inteligência. E nisso consiste os vencedores e os perdedores: os primeiros persistem, enquanto que os segundos desistem.

O primeiro passo para ter sucesso em seus objetivos, é saber que erros são naturais e que somente através dos mesmos é possível acertar o alvo. Na vida você receberá muitos “nãos”, pessoas questionarão o seu talento e dirão que você não passa de um fracassado, profetizando o seu futuro e batendo o martelo de sua derrota, cabendo a você, apenas abaixar a cabeça e aceitar esse penoso futuro.

Parece ser algo simples e banal, no entanto, a maioria das pessoas desiste logo nos primeiros obstáculos, e pior do que isso, culpam as outras pessoas (o chefe, a família, os amigos, etc.), ou, até mesmo Deus, por sua falta de constância.

Sendo assim, elaborei 17 atitudes para que você seja mais competente em sua vida e consequentemente consiga lograr êxito em seus objetivos, confira:

1 – Fuja das pessoas que só te criticam: por incrível que pareça, as pessoas acreditam nesses falsos profetas, que aparecem travestidos de anjos de luz, mas na verdade são demônios cruéis que existem apenas para derrubar as pessoas, como meros pinos de boliche. Esses vampiros emocionais são fracassados que querem arrastá-lo para o abismo que eles mesmos criaram, por terem escolhido uma vida medíocre, pautada na desistência e na negatividade.

2 – Tenha atitude: a falta de atitude também contribui para o insucesso das pessoas, pois, o mundo não ajuda alguém que anda de braços cruzados. Não pense, aja. Também é importante frisar que, quanto mais atitudes você tiver, automaticamente, mais dificuldades terá, haja vista, que quanto mais você se aproxima do topo, mais difícil torna-se de manter-se nele, no entanto, você estará a poucos passos da excelência.

3 – Tenha objetivos possíveis de alcançar: você não ganhará o mundo em uma semana. O importante é evoluir um pouquinho todos os dias, de modo que no fim de um prazo específico, se possa observar as evoluções e se possa elaborar procedimentos para manter (os atributos) e corrigir/eliminar (as deficiências). Quer um conselho? Cresça 2% por dia, pois assim, estará crescendo 14% por semana, 56% por mês e 730% por ano, e fazendo isso, não restam dúvidas de que em pouco tempo, você estará bebendo a água da excelência e surpreendendo a todos que estão ao seu redor.

4 – Tenha foco: planeje, organize, controle e execute seus objetivos. Além disso, tenha disciplina e estipule prazos. Também não deixe que nada o faça desistir, pelo contrário, faça da tenacidade a sua âncora. Sem dúvidas, você enfrentará objeções e críticas veementes, porém, tudo o que você precisa é de acreditar em si mesmo, pois assim, o universo se encarregará do resto.

5 – Tenha paixão e entusiasmo: seja uma pessoa apaixonada por tudo aquilo que faz, para que assim, as tarefas sejam feitas com amor, e não com ódio. Em minha vida profissional tive a oportunidade de trabalhar em um restaurante e notar algo importantíssimo: existiam duas cozinheiras, uma com uma formação excelente e outra sem formação alguma, a primeira cozinhava com profissionalismo, já a segunda porque gostava e sentia prazer de realizar essa função. Adivinhe qual delas tinha um “tempero” melhor, que agradava os clientes? A segunda, mesmo com as dificuldades de ter uma formação inferior a da sua companheira. Portanto, ter paixão e entusiasmo é fundamental para a execução em alto nível de qualquer atividade.

6 – Faça um bom networking: tudo é relacionamento. Se você não possui bons contatos, a probabilidade de lograr êxito em seus objetivos é zero. Sendo assim, fortaleça os seus laços, de modo a esticar sua rede de amigos. Além disso, busque se cercar de pessoas que pensem como você, ou seja, que busquem sonhar, que tenha brilho nos olhos e principalmente, que saibam motivá-lo, para que assim, você persista em seus objetivos.

7 – Trabalhe seu marketing pessoal: qual o seu reflexo quando você se visualiza no espelho? É a imagem de um pato, ou de um cisne? O pato não tem nada de mais, ele é sem graça, repetitivo e monótono, já o cisne é imponente, formoso e diferente. Se você tivesse que escolher entre um dos dois, qual escolheria? Obviamente o cisne, certo? Pois é, no mercado também é assim, se surgir uma vaga e você estiver com uma imagem de pato, e seus concorrentes estiverem com a imagem de um cisne, quem você acha que o contratante irá escolher?

8 – Desenvolva seu autocontrole: infelizmente, alguns problemas são inevitáveis e prejudicarão seus objetivos, daí a importância de gerenciar seus pensamentos. Nessa era em que vivemos, vencerá quem gerenciar seus pensamentos de forma eficiente. Sendo assim, doutrine seu cérebro para que você: ouça mais e reflita mais, de forma que você seja mais sensato, prudente, organizado, paciente e positivo, gerando escudos emocionais que farão com que você se torne alguém perfeitamente equilibrado.

9 – Não desista fácil de sua ideia: grandes ideias precisam ser modificadas até que se tornem perfeitas, de modo que, evoluir as mesmas, é um dos segredos para que ela se torne algo viável. Darei um exemplo simples: na Grécia, no período da filosofia clássica, os três grandes pensadores da época, a saber: Sócrates, Platão e Aristóteles precisaram um do outro, para que suas ideias ganhassem forma, haja vista, que Sócrates criou a filosofia, Platão externou sobre essa filosofia e, por último, Aristóteles ficou com a tarefa de sistematizar tudo isso. Sendo assim, assim como na Grécia antiga, temos que buscar evoluir nossas ideias através do trabalho em equipe.

10 – Não complique as coisas: seja simples, você não precisa impressionar sempre. Digo isso porque algumas pessoas pensam que para alcançarem a glória, elas precisam causar um grande cataclismo social, causando um terremoto no planeta e sacudindo todas as pessoas que aqui estão, e é exatamente o contrário, ou seja, você deve agir com racionalismo e objetividade, não deixando que os estúdios da Disney, faça-o acreditar que você é capaz de voar mesmo sem ter asas.

11 – Sorria mais: aprenda a sorrir para as suas derrotas e a enfrentá-las com a cabeça erguida, pois assim, você estará pensando positivamente, não deixando que as crises derrubem sua motivação. Acredite, o sorriso é o melhor antídoto contra os problemas da vida.

12 – Tenha disciplina: volte seus olhos para o Extremo Oriente e aprenda com os japoneses, eles são extremamente rigorosos consigo mesmos e cumprem tudo aquilo que foi estipulado por seus líderes, sem questionar. Por esse motivo, eles são, ao meu ver, inigualáveis com relação a qualidade total e produtividade.

13 – Motive-se constantemente: tenha determinação implacável e somente pare de caminhar em direção ao seu alvo quando estiver morto, pois assim, você estará tomando a atitude mais correta de sua vida, que não é outra senão acreditar em si mesmo.

14 – Seja um aluno eterno: separe um tempo para absorver conhecimentos e informações, de forma que você consiga manter-se atualizado. Vale lembrar, que é fundamental que você nunca pare de aprender, para que assim, você possa aumentar o seu nível de conhecimento e consequentemente seja alguém de nobre envergadura.

15 – Saiba lidar com pessoas: conheça a personalidade de uma pessoa e identifique o que agrada a mesma, após isso, use sua inteligência e sabedoria para agir de acordo com os dados colhidos.

16 – Desenvolva seu intraempreendedorismo: é fundamental que você “pense fora da caixa”, ou seja, que desenvolva sua capacidade criativa. Em outras palavras, é necessário que você tenha o DNA para ser diferente da maioria, gerando ideias inteligentes e inovadoras.

17 – Seja intrépido: observe os olhos do leão e repare a imponência que é emanada dos tais. É disso que você precisa, ou seja, de ousadia, audácia e arrojo, para que assim, a vida tenha medo de você, e não o contrário.

Enterre o passado e foque no presente, buscando manter a sua mente equilibrada rumo aos seus objetivos. Sem dúvidas, a vida trará dificuldades e injustiças, mas, a perseverança fará você passar por todas elas e no fim, você irá perceber que tudo o que importou foi continuar em frente e não se preocupar com as pegadas que ficaram para trás.

Fonte: Administradores

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×