A Arte da Negociação

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Seu sucesso profissional e a lucratividade do seu negócio ou empresa dependem da sua habilidade em negociar. Por isto, é imprescindível preparar-se para qualquer tipo de negociação.

Como Fazer:

Preparando-se para negociar:

1- Verifique suas alternativas e estabeleça objetivos amplos para a negociação.

2- Procure reunir informações sobre a empresa e a pessoa com que vai negociar, seus interesses e necessidades, seus pontos fortes e pontos fracos.

3- Faça um levantamento prévio dos seus concorrentes. Procure obter informações detalhadas sobre seus produtos e serviços.

4- Trace seus limites. Estabeleça suas margens de concessão.

Durante a negociação:

1- Procure perceber, durante a negociação, como os dois lados podem vencer. Faça perguntas abertas (que exijam respostas que vão além de SIM ou Não) e ouça com atenção as respostas e argumentos do outro. Dessa forma, você poderá saber o que ele já tem ou precisa e estruturar sua proposta em condições mais vantajosas.

2- Mantenha uma atitude confiante. Focalize os PONTOS FORTES do outro e procure identificar o melhor momento para apresentar suas idéias relacionando-as aos interesses e expectativas dele (certifique-se de que o outro entendeu e/ou aceitou seus argumentos).

3- Não tenha medo de cobrar seu preço. O que importa para o cliente é o resultado. Valor agregado, não preço isolado, ou seja, o cliente quer comprar “Valor = Qualidade / Preço”.

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×