A profissão vendedor

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Hoje lendo um jornal local me chamou atenção uma nota que dizia assim: "A profissão de vendas é detentora do maior número de fracassados em toda história da humanidade. Uma das maiores causas desta espantosa constatação é que mais de 90% das pessoas que entram para esta profissão assume ter entrado por falta de opção, além do fator necessidade".

Em toda minha vida profissional trabalhei com vendas, com isso, naturalmente, me considero um vendedor. Não obstante, após passar quase o dia todo refletindo sobre esta nota, tomei a liberdade de utilizar este nobre espaço para escrever algo muito simples a respeito.

A profissão de vendas em nenhuma instância é diferente de qualquer outra profissão que requer muito investimento e dedicação.

Para dominar esta arte, assim como acontece com a medicina, engenharia, advocacia, entre outras, é necessário muito estudo, determinação e, acima de tudo, muita prática, muita prática mesmo. Vou além, estudar vendas pressupões estudar não menos que o ser humano, suas ações e suas atitudes que motivam o comportamento de comprar. Isso é fácil?

Portanto, vender requer pessoas altamente qualificadas e preparadas para negociar com toda sorte de profissionais, de empresários à consumidores cada vez mais seletivos e exigentes.

Ontem, hoje e sempre, o profissional de vendas que deseja ser bem sucedido em sua profissão e também gabar dinheiro, necessita adquirir muitas competências e habilidades.

Saber criar e identificar oportunidades é fundamental. Enxergar além do comum, saber planejar, saber fazer perguntas inteligentes para identificar o que realmente o cliente necessita.

Ser estrategista para agir com eficácia, enxergar como o mercado se comporta, identificando o que o concorrente faz, além de estar aberto a aprender e se dedicar muito.

Adquirir autoconfiança e persistência, e também não ter medo de fracassar, pois os erros são parte importante do processo de aprendizado e da busca pelo sucesso.

Com isso fica a dica para quem deseja um dia ingressar no mundo dos negócios através da profissão de vendas. As palavras chave neste universo são conhecimento e qualificação.

Leia obsessivamente, estude muito, aprenda outro idioma, realize atividades voluntárias e conheça muitas pessoas.

Um abraço e até a próxima.

Fonte: Administradores

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×