As cinco diretrizes do Marketing Promocional

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Não é fácil fazer marketing, criar estratégias, planejamentos, definir conceitos, público alvo e as melhores ferramentas a serem utilizadas. Que dirá fazer o marketing promocional, que exige muita dedicação, pesquisa, esforço e um trabalho insistente.

Para tentar falar um pouco desse segmento do marketing, o promocional, dividir certos conceitos, definir os cinco pilares, as cinco diretrizes essenciais é um grande passo que ajudará na condução desse processo mercadológico.

É claro que existem vários fatores, várias estratégias, mas aqui é possível esclarecer algumas, estes cinco pontos que podem contribuir para uma ação de marketing promocional bem sucedida.

Primeiro – O primeiro ponto é a observação. A partir da observação dos clientes, observação do comportamento do mercado será possível definir como agir em uma ação promocional. Observar é perceber a oportunidade, é perceber como poderão ser definidas as ações e para qual público direcionar. É preciso ficar atento também para promoções diretas, ou indiretas, se serão agregados valores ao produto, ou uma estratégia de fortalecimento de marcas.

Segundo – A partir das observações é essencial realizar uma pesquisa. A pesquisa com o consumidor fará uma leitura do mercado e será a direção para qual é a maior necessidade, e poderá detectar qual é o melhor caminho para atacar os pontos enfraquecidos, alavancar vendas e aumentar a satisfação dos clientes em relação a uma marca, a uma empresa, a um produto.

Terceiro – Após as observações e pesquisas, mãos à obra. Agora é a hora de iniciar a definição de estratégias que irá compor o planejamento. As estratégias devem ser definidas com base no que fazer, como fazer, onde fazer e quando fazer, além de, por que fazer. Nesse momento será avaliado se será uma promoção de preço, de produto, de valor agregado (leve 2 ganhe 1, por exemplo), de concursos ou sorteios com participação dos consumidores, direta ou indireta. Após essas definições, fica mais claro o objetivo e a definição do público e do momento exato para atingir. Aqui também existe um ponto crucial a perceber: é se a promoção é para uma época, um evento específico, associada a um tema, ou se é uma promoção para alavancar vendas e aumentar o share.

Quarto – Depois dos três primeiros pontos, fechar o planejamento, colocar no papel e definir as diretrizes objetivas é o passo seguinte. Agora a intenção é reunir as equipes comerciais, de marketing, financeira e de projetos e planejamentos para apresentar como será realmente executada a promoção. No planejamento devem ser descritos os objetivos, o público-alvo, a real intenção da promoção e os resultados esperados dentro do segmento, do produto, do mercado em que uma marca ou empresa atua. Aqui também é necessário definir as regras e os procedimentos que serão apresentados ao público, deixando bem claro para a divulgação as normas que regem a promoção que devem ser muito bem definidas e esclarecidas.

Quinto – Executar e mensurar. Esse quinto ponto fecha o ciclo promocional e coloca em prática todo o processo de ação do marketing promocional. Agora é o momento de ir a campo, oferecer os benefícios promocionais, divulgar, motivar o público, executar as campanhas publicitárias e chamar as pessoas para o território, percebendo a atitude do consumidor, o comportamento, a aceitação e avaliando a todo o momento, dentro do período promocional, as respostas e os resultados. Nesse momento tudo tem que dar certo, sem que haja qualquer empecilho que transforme a ação promocional em uma estratégia negativa, pois o que está planejado para obter resultados de sucesso, com uma pequena desatenção, pode jogar por água abaixo todo o trabalho, todo suor envolvido na elaboração das ações que foram planejadas para alavancar vendas e gerar maior satisfação ao público, aos clientes, ao mercado.

Esses são alguns dos passos para que o seu negócio, o seu produto ou seu serviço e marca possam ganhar mais clientes, mais confiabilidade e mais credibilidade dentro de um processo de Marketing Promocional.

Por Erick Machado – Grupo Bríndice

Deixe uma resposta