As cinco etapas para sua empresa ter uma presença forte na internet e nas redes sociais

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

As manifestações organizadas a partir das redes sociais, a febre de celebridades que surgem a partir do Youtube, o aumento de consumidores online, a facilidade de acesso à informação, o surgimento de novas profissões são aspectos que surgiram a partir da internet interativa e das redes sociais. Entretanto com o surgimento da Web 2.0 e, consequentemente, o fato de as pessoas estarem cada vez mais conectadas, muitas empresas ainda não possuem presença na rede e se possuem, não fazem da forma correta, tendo uma presença pequena e até irrelevante. Mas com toda essa crescente integração do mundo off-line com o online, como posso fazer com que meu negócio tenha uma forte presença na rede em meio a tantos? Como posso usar a internet e as redes sociais para alavancar meus negócios?

Existem várias respostas para essas perguntas, mas todas estão inseridas em um conceito chave: Planejamento de Marketing Digital. Você poderia estar esperando outra resposta, mas a verdade é que para ter uma forte marca nas redes, o empresário precisa de um forte, claro e coerente planejamento digital. Mas como faço esse planejamento? Para responder essa pergunta, estabelecemos cinco etapas para se desenvolver um planejamento correto e eficaz de marketing digital para sua empresa:
•1- Trace objetivos e metas: Não adianta planejar algo que você não sabe onde irá chegar e nem tem parâmetro para se fundamentar e comparar. Trace objetivos. Defina quanto de alcance, de número de curtidas, de compartilhamentos, de conversão, CPC, CPM, seguidores você quer para seu site, fan page, ou twitter. Todo negócio precisa de um parâmetro e uma base comparação. Ou seja, é fundamental definir metas e objetivos.
•2- Defina seu público-alvo: Todo negócio tem seu público-alvo. Crianças preferem brinquedos, jovens preferem vídeo games, adultos, preferem filmes e assim cada grupo de pessoas determinadas pelo o local geográfico, sexo, idade, estilos de personalidades preferem coisas relacionadas ao seu gosto e estilo. Ou seja, cada negócio, cada ramo de atividade tem seu público-alvo. E não é diferente na internet. Cada internauta, cada cliente, cada usuário possui seu gosto próprio. Cabe ao empresário definir que grupo de pessoas mais se alinha ao que a empresa oferece.
•3- Defina seu conteúdo: Depois de elaborado o perfil do público-alvo é necessário definir o conteúdo. O conteúdo deve se destinar ao público definido na etapa anterior. Não adianta você falar sobre música se sua empresa vende produtos esportivos. Você tem que está alinhado com o que sua empresa vende e, principalmente, com os interesses dos seus clientes.
•4- Estabeleça e aperfeiçoe seus canais de comunicação: Defina as redes sociais em que estará presente. Defina se você vai estar no facebook, twitter, blog, etc. Recomendo que use no máximo duas redes para iniciar. Escolha a que tem mais identidade com seu negócio e com seus clientes. Registre sua conta nessas redes com nomes fáceis para o cliente lembrar, coloque avatares atrativos e preencha as descrições e informações corretamente. Veicule o contato de sua empresa nessas contas.
•5- Planeje e alimente: Finalizado a quarta etapa está na hora de colocar a mão na massa. A quinta e última etapa você irá planejar e alimentar suas redes. Você deve gerir seu conteúdo. Crie uma planilha com as postagens futuras, em qual data, em que horário e quem de sua empresa irá se responsabilizar. É importante fazer esse controle de postagens para seus canais de comunicação, não ser inconsistente e ter sempre material interessante a distribuir.

Terminadas todas as etapas do planejamento cabe ao empresário agora monitorar. O monitoramento não é bem uma etapa do planejamento, mas ele é essencial para o constante aperfeiçoamento do mesmo. É a partir dele que o empresário vai saber se está ou não dando certo o que planejou.

No monitoramento, você irá analisar suas postagens até agora, acompanhar as interações e observar o que está bom e o que está ruim. Observe o que obteve sucesso (veja dia, hora e assunto dos posts) e procure persistir no acerto. Olhe para o que teve insucesso e procure ver em que errou. Lembre que tudo é tentativa. É a partir do monitoramento que irá se observar o que está dando certo e o que precisa melhorar.

Depois de cumprida todas essas etapas e de se estar acompanhando o monitoramento, pode-se dizer que sua tem um planejamento forte e eficaz, e, consequentemente, sua presença na rede estará fortalecida. É a partir desse planejamento que você irá se orientar para ter uma presença marcante nas redes sociais e na internet como um todo. Procure seguir as etapas de seu planejamento sem esquecer no final de fazer o monitoramento. Se você estiver achando muito complexo, uma dica é elaborar um plano de ação, procurando definir a ação, o motivo, a instrução, onde, quando e o responsável. O plano de ação pode fazer com que você tenha uma visão geral do que está ocorrendo, assim como o ajuda a se programar. Procure sempre em atrair, converter, se relacionar e analisar o que está ocorrendo. Enfim, procure seguir essas dicas que já será um bom começo. Agora é só colocar a mão na massa. Bom planejamento!
Autor: João Vitor de Oliveira – Graduando em Administração pela Universidade Federal do Piauí, Diretor Financeiro da empresa júnior de administração Visconde de Mauá (UFPI), colaborador do blog Gestores do Futuro no Portal Acesse Piauí.

Fonte: Administradores

Deixe uma resposta