As Rápidas Mudanças do Mercado

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Os mercados estão em rápidas mudanças. E não somente eles. Também as tecnologias que os suportam, como o comércio eletrônico, os telefones celulares, a automação de vendas e de marketing. É fundamental que as empresas comecem a pensar nos impactos destas inovações aceleradas.
Os mercados externos são fontes de bens de baixo custo para a produção, as marcas passam a ter valor na decisão de compra, mas só isto não é o suficiente.

A educação tradicional é totalmente baseada na aquisição de conhecimentos. Isso é um erro, pois deveríamos gastar mais tempo estudando como pensar criativamente e como lidar com as pessoas à nossa volta. Todo executivo deve ser um “expert em gente e inovação”.

Hoje os clientes são cada vez mais escassos, sobra oferta de produtos. A dificuldade está na procura de clientes e não de produtos. O excesso de ofertas e de produtos levou-nos a uma desenfreada competição, com ofertas de diversos produtos de diversas empresas para apenas poucos consumidores.

É um mercado de muitos oferecendo para um mesmo. Neste momento, o poder do consumidor é enorme e, como resultado, a grande maioria das empresas monta “estratégias” agressivas de preço, desconto e é ai que as empresas até podem deixar de existir.

“O profissional de marketing da próxima década tem que unir duas capacidades básicas: a de pensar estrategicamente, a partir de um profundo conhecimento do consumidor, e a de implementar novas ferramentas, utilizando-se das novas tecnologias que estão surgindo.” (Tom Peters)

A combinação de “pensar” e “fazer”, de “gente” e “tecnologia” é única e realmente capacita o profissional a exercer suas funções com sucesso e de forma inovadora. É hora de rever o todo para acertar já não mais o alvo, mas a mosca que está em um alvo em constante movimento.

Competição. Essa é uma das palavras que mais define a atual situação do nosso mercado. Mas como se sobressair e ganhar essa guerra? A tática pode ser simples: basta um pouco de atenção com o seu cliente potencial.

Hoje, o consumidor precisa ser realmente conquistado, suas necessidades mais pessoais devem ser supridas. Aí está a importância de uma boa estratégia de marketing. Com uma forma coerente de se alcançar o cliente, o sucesso é garantido.

A gestão de negócios destes novos tempos não permite mais a meia estratégia, a venda sem planejamento pois, agora, muitas vezes, vender pode dar prejuízo, é necessário repensar as políticas, as ações de vendas e definir claramente qual é o mercado que se quer liderar. É trocar o Market-Share pelo Quality-Share e assim obter resultados sustentáveis.

A ação dever ser precisa
A inovação deve ser constante
A visão, cada vez mais ampliada
As atitudes de vendas replanejadas

Fonte – Cláudio Tomanini

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×