Campus Party testa tecnologia para colocar internet até na geladeira

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Feira apresenta palestras e bate-papos até o fim de semana

A Campus Party abriu seus portões nesta segunda-feira (17) fazendo um grande teste com os 6.800 campuseiros que participarão da feira de tecnologia em São Paulo com um sistema que vai permitir colocar internet em vários aparelhos, inclusive em eletrodomésticos.

Festa vai dar prêmio de R$ 100 mil

A diferença está no chamado IP – espécie de RG das máquinas que se conectam à internet. Atualmente, existem 4 bilhões de combinações de números para os aparelhos. O mundo já está esgotando os números, o que poderia impedir novas máquinas de entrar na internet. Essa limitação é um dos impedimentos que a indústria da tecnologia enfrenta para colocar internet em geladeiras (que poderiam encomendar via internet automaticamente os alimentos), só para citar um exemplo.

A Telefônica, uma das patrocinadoras da feira, passou a testar uma versão de IP onde é possível praticamente o infinito de combinações – o número exato, segundo os técnicos da empresa é de 34 seguido de 37 zeros possibilidades. Ainda não existe um nome para esse número.

Segundo Ari Falarini, diretor executivo de rede da Telefônica, esse novo protocolo, chamado IPV6, está sendo testado há dois anos nos laboratórios da empresa.

A Campus Party é a primeira vez no mundo que esse novo sistema vem ao grande público. Quem quiser configurar a máquina para esse novo padrão vai poder contar com ajuda de técnicos da Telefônica.

Falarini ainda destaca que o novo protocolo já tem criptografia nativa – o que aumenta a segurança e a velocidade das conexões.

A Telefônica não divulgou o valor investido na pesquisa do IPV6.

Fonte: Portal R7 – Notícias

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×