Como elaborar um plano de comunicação de marketing

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O plano de comunicação de marketing, parte integrante do plano estratégico de marketing é uma ferramenta valiosa da gestão mercadológica. Elabora-se o plano de comunicação, combinando de modo eficaz os elementos da propaganda, promoção de vendas, publicidade, venda pessoal, relações públicas, mídias sociais, marketing direto, com os objetivos de mercado. De acordo o guru do marketing, Philip Kotler, um ótimo plano de comunicação deve ser construído em cinco etapas:

1ª.etapa: Identificar o seu público-alvo . Lembrando que cada público é um mercado-alvo, pode ser homens, mulheres, crianças, idosos. Se você quer vender roupas, você pode ter como alvo os homens, as mulheres ou crianças. Se quer vender somente para mulheres, tem de considerar diferentes subgrupos: mulheres na faixa etária dos 14 a 18 anos que andam na moda, ou então mulheres de negócios na faixa dos 25 a 45 anos.

2ª.etapa: Definir os objetivos da comunicação. Logo que identificou o seu público-alvo, começa a definição dos objetivos de comunicação: Criar conhecimento da marca, construir mudanças em atitudes de comportamento de compra, fidelidade e repetição das compras, reforçar a lembrança da marca da sua empresa, reforçar as decisões, comportamentos e atitudes, definidos através de outros elementos como a divulgação de lançamento de um novo produto, motivar a força de vendas, informar os canais de distribuição sobre as inovações no produto, e oferecer incentivos para persuadir o consumidor comprar maior quantidade de unidades de produto.

3ª.etapa: Projetar a mensagem. Qual é a estratégia da mensagem e do conteúdo a ser comunicado para cada segmento do público? Dependendo do seu público-alvo, a mensagem irá divergir de modo significativo. Se você quer criar uma imagem de marca forte entre os homens apaixonados por esporte, pode decidir patrocinar o futebol. Mas, se você quer promover uma liquidação, e deseja que as pessoas estejam presentes, tem de preparar uma mensagem diferente. As mensagens do plano de propaganda e de relações públicas serão sempre coerentes, integradas e inovadoras, representando sempre algo relevante pra cada público-alvo da comunicação. Uma boa mensagem deve ser clara e anunciar uma oferta verdadeira, para que os clientes não percam a confiança e o interesse. “Mensagem não é aquilo que você disse, é aquilo que o outro entendeu”.

4ª.etapa: Selecionar os canais de comunicação. Os meios de comunicação, também conhecidos como mídia, são escolhidos de acordo as características do público e dos objetivos da comunicação. Tradicionalmente, você tem a mídia de massa, a TV e o rádio que atingem o grande público. Tem também a mídia segmentada, como as revistas infantis, revistas especializadas, específicas para cada público. Você tem a mídia dirigida, a mala direta, e-mail marketing, folhetos, e os novos canais da mídia eletrônica: Internet, TV a cabo, SMS, Blogs, Facebook, Twitter, You tube e outras mídias sociais. Os veículos impressos prezam pelo texto e pela fotografia. A Internet preza pela agilidade, tem conteúdo mais reduzido e utiliza de multimídia, texto associado a fotos, áudios, vídeos e links. A televisão preza pela imagem. A rádio preza pelo áudio. Tanto para a TV, quanto para rádio, o tempo é muito curto, por isso que é importante ser objetivo e falar de forma clara e audível.

Quando da elaboração do plano de propaganda é o profissional de marketing que vai decidir a melhor adequação de mídia, seguindo a estratégia de posicionamento da marca. O profissional das agências de propaganda é responsável pela seleção de cada veículo de comunicação, e o número de anúncios a serem veiculados em cada mídia. Quem faz o contato com a imprensa? O contato com os jornalistas é feito pela assessoria de imprensa, e o profissional de relações públicas, que atua como o porta voz da empresa.

5ª.etapa: Mensurar os resultados do processo de comunicação, a eficácia da campanha.Depois de decidir como comunicar a sua mensagem, chegou a hora de mensurar a eficácia da campanha. Existem alguns indicadores de avaliação de resultados: Grau de lembrança da marca, o índice de recall dos anúncios, a audiência do anúncio, a taxa de consumidores fiéis à marca, o grau de intenção de comprar do público-alvo, as atitudes do público em relação à empresa. Os indicadores de resultados são mensurados por meio de pesquisas de institutos como o Ibope, Gallup, Nielsen, e relatórios dos vendedores. A comunicação de marketing da empresa para atingir suas metas, tem o suporte de um kit de instrumentos fundamentados em 4 categorias: produto, praça, preço e promoção.

Fonte: Administradores.com

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×