Corinthians entra em campo pelo meio ambiente

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Preocupado com a questão das mudanças climáticas, o Banco Cruzeiro do Sul lançou, no dia 25/03, o projeto “Jogando pelo Meio Ambiente”, em parceria com o Sport Club Corinthians Paulista. Idealizado pela empresa Nova Estratégia, o projeto tem o objetivo de propagar a educação ambiental e a mobilização social com foco, em primeiro plano, nos torcedores e membros do clube, funcionários e clientes do Banco.

Para isso serão desenvolvidas diversas ações de conscientização socioambiental nas partidas do Corinthians em 2010 e também nas unidades do Banco.

A contribuição da equipe profissional de futebol do Corinthians com o projeto será de extrema importância e com o que fazem de melhor: gols. A cada gol marcado pelo Corinthians, em qualquer competição, cem árvores serão plantadas e a cada jogo do time principal também será feito o plantio de mais cem árvores. Sendo assim, o placar até o momento apresenta 6.500 árvores a serem plantadas, referente a 24 jogos e 41 gols em 2010. O primeiro plantio ocorrerá em maio.

As áreas destinadas para o plantio, no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, em Campinas (SP), e no Parque Tizo, às margens da Rodovia Raposo Tavares, foram definidas em uma parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, que concordou em receber a doação de 21 mil mudas estimadas para o plantio referentes ao aproveitamento do clube em 2010.

O Parque Ecológico, por exemplo, possui uma variada infraestrutura numa área de 110 hectares e um projeto paisagístico de Burle Max, com um complexo de construções tombadas do século XIX, estrutura de entretenimento e práticas esportivas, além do Museu Histórico Ambiental, que desenvolve programas de educacao ambiental.

Já o Parque Tizo é um projeto da Secretaria de Estado do Meio Ambiente que tem como objetivo a implantação e administração de um Parque Urbano de Conservação Ambiental e Lazer na área denominada Fazenda Tizo. O Parque, com cerca de 1,3 milhão de m2, está localizado na Zona Oeste da Região Metropolitana de São Paulo, abrangendo áreas dos municípios de São Paulo, Cotia e Osasco.

Além do plantio das árvores para a neutralização dos Gases de Efeito Estufa emitidos, o programa ambiental prevê ainda a carboneutralização das emissões de CO2 em todos os jogos do Corinthians em 2010. Isso será feito por meio de um inventário de emissões, elaborado pelo Instituto Ecoar, a cargo da consultoria técnica do projeto.

A mobilização dos torcedores durante as partidas do Corinthians teve o seu pontapé inicial na vitória de 4 a 3 do Timão contra o São Paulo, no clássico válido pelo Campeonato Paulista, em 28/03, no Pacaembu. Nos jogos haverá a distribuição de brindes com chamadas para conteúdos educativos que estarão disponíveis no site do projeto, a exposição de uma bandeira gigante com a logomarca do Jogando pelo Meio Ambiente, anúncios de publicidade e promoções on-line em redes sociais.

É a primeira vez que um time de futebol se mobiliza em uma ação socioambiental dessa grandeza. “Queremos todos os corintianos comprometidos com esta causa e que façam a diferença no combate ao aquecimento global”, declara Luís Paulo Rosenberg, diretor de Marketing do Corinthians.

Internamente, o Banco Cruzeiro do Sul dá início a sua gestão sustentável por meio de uma campanha que também envolve a carboneutralização de suas atividades, um programa de redução de emissões, oficinas para a conscientização de seus funcionários e coleta seletiva em seus escritórios com destinação de lixo reciclável, supervisão e análise de resultados. “Procurávamos maneiras de iniciar uma gestão sustentável dentro do banco e também mobilizar outros para a adoção dessas práticas”, afirma Luis Octávio Índio da Costa, diretor superintendente do Banco Cruzeiro do Sul. “O projeto da Nova Estratégia veio ao encontro do nosso anseio e o Corinthians é o parceiro ideal para mobilizar um grande público. É uma grande satisfação desenvolver este projeto no ano do centenário”, completou Luis Octávio.

Fonte: Promoview

Deixe uma resposta