De acordo com levantamento do Estadão, representante oficial do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade no Brasil, com informações da organização do evento, a DDB Brasil (DM9 de SP, DM9Rio e DM9Sul ), é a agência brasileira com maior número de peças inscritas na 60ª do Festival. Com 353 trabalhos, ela ocupa o primeiro lugar no ranking, seguida pela AlmapBBDO (250), Y&R (242), Ogilvy Brasil (214) e Africa (169), nas cinco primeiras posições. As inscrições de agências são contabilizadas de acordo com a “Entrant Company”, ou seja, a empresa que na ficha técnica é a responsável pela inscrição.
Este ano, o Festival e o Brasil tiveram crescimento no total de peças inscritas e 175 agências concorrerão com seus trabalhos. Os 92 países participantes (também número recorde) inscreveram um total de 35.762 inscrições, um acréscimo de 4% com relação a 2012. Já o Brasil teve 3.473 trabalhos (aumento de quase 2%). A categoria com maior número de peças brasileiras foi a Outdoor (820), seguida por Press (797), Promo (312), Direct (290), Media (251) e Design (247). A categoria Innovation Lions, que estreia este ano, teve 17 peças inscritas.
Vale lembrar que a F/Nazca, que liderava em 2012, ficou em 7º. A Africa, que volta ao festival este ano, figura em quinto.
Ranking das inscrições brasileiras no 60º Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade:
Agência
Inscrições
DDB Brasil (DM9s)
353
AlmapBBDO
250
Y&R
242
Ogilvy Brasil
214
Africa
169
Leo Burnett Tailor Made
148
F/Nazca Saatchi & Saatchi
143
JWT Brazil
118
Artplan
93
Talent
88
Fonte: Adnews