Empresa x Cidadania

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Há muito tempo que instituições internacionais e nacionais estão trabalhando em prol da cidadania empresarial, mas ao contrário do que muitos pensam, ela não se restringe apenas às atividades filantrópicas, mas também à conduta interna adotada em relação aos próprios funcionários e colaboradores da empresa.

As organizações devem manter uma conduta ética em relação aos seus trabalhadores e o respeito aos direitos humanos. A Norma de Responsabilidade Social estabelece padrões de comportamento e relacionamento também no âmbito interno das empresas e abrange os seguintes itens: trabalho infantil, trabalho forçado, saúde e segurança, liberdade de associação e negociação coletiva, discriminação, práticas disciplinares, horas de trabalho, compensação e sistema de gerenciamento, devendo ser aplicada em pequenas ou grandes empresas e até mesmo por organizações do setor público.

As empresas que adotam os projetos sociais e filantrópicos podem inclui-los no plano de atividade do projeto de implantação da AS 8000 (primeira norma internacional de responsabilidade social). O Brasil já é o terceiro país com maior número de empresas certificadas, comprovando a preocupação dos nossos empresários com a qualidade de vida e bem-estar de seus funcionários e da comunidade em geral.

Ao fazer parte desse ideal, além de contribuir com a melhoria contínua das condições de trabalho em nível global, a empresa conquista também um fortalecimento de sua imagem, bem como a motivação de seus funcionários e colaboradores. Pense nisso e faça a sua parte!

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×