Empresas alinham-se às novas tendências do setor de brindes.

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Assim como outros mercados, o setor de brindes promocionais e produtos corporativos está em permanente mudança. A economia, a tecnologia e a globalização estão trazendo profundas transformações que afetam, direta ou indiretamente, o mercado de brindes.

De modo geral, este setor chegou à maturidade. Sinal que pode significar margens de lucro reduzidas, existência de uma hiperconcorrência, consolidação de um grupo de grandes empresas e saturação de empresas no mercado.

Dessa forma, o conceito tradicional de empresa de brindes, como aquela que compra, grava e revende ou fabrica, sem uma moderna estrutura de comercialização, se dissolve. Dá-se, então, lugar às empresas mais completas e aos importadores e fornecedores que atuavam exclusivamente na distribuição e que, agora, começam a vender diretamente ao público final para aumentarem suas rendas.

Em relação aos consumidores, pode-se dizer que estão mais exigentes quanto à expectativa de qualidade, atendimento e garantia. Eles procuram itens promocionais com alto grau de inovação e design, novos formatos, materiais e texturas, e alguns grandes clientes esperaram uma garantia da gestão de qualidade dos seus fornecedores de brindes, de acordo com as normas ISO.

Além disso, com a conscientização dos problemas causados ao meio ambiente, a demanda de brindes ecológicos e sustentáveis tem aumentado bastante, apontando para o mais novo nicho do mercado. Outras tendências do setor de brindes são o well-being, presentes que proporcionam bem-estar às pessoas, e os brindes tecnológicos.

Enquanto a internet cresce como mais um canal comercial para este mercado, os guias impressos continuam sendo a ferramenta mais utilizada entre os clientes e as empresas do setor. Os clientes exigem atendimento mais profissional e ágil, e as empresas precisam perceber e responder, em um timing cada vez mais curto, e compreender o que está ocorrendo para se adaptarem à nova realidade.

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