Empresas utilizam jogos virtuais para treinarem seus funcionários

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Grandes e médias empresas têm utilizado tecnologia e interatividade para treinarem suas equipes em temas complexos.
Com o objetivo de tornar assuntos técnicos e difíceis de serem assimilados em algo palpável e concreto, grandes empresas têm utilizado jogos virtuais como uma nova e inusitada forma de treinar seus funcionários. Em formato on-line ou em CD-ROM, esses treinamentos simulam, de forma didática e interativa, situações bastante complexas, como a atuação de um medicamento no organismo, o funcionamento de um equipamento ou mesmo como lidar com diferentes tipos de pessoas no ambiente de trabalho.
Similar a um jogo de computador ou vídeo game, o treinamento virtual apresenta vídeos, animações em 3D e diversas atividades interativas que fazem com que a pessoa assimile as informações de forma lúdica e comprovadamente mais eficiente.
"A proposta é criar um embasamento teórico de forma leve e duradoura, que estimule o indivíduo a querer explorar e conhecer mais sobre o tema abordado e, ao mesmo tempo, permita uma maior absorção da informação, de forma mais eficiente", explica Dimitri Kozma, diretor-executivo da Orbe Mídia, empresa especializada no desenvolvimento de treinamentos virtuais.
Segundo o executivo, a interatividade na forma de jogo permite maior fixação de dados importantes em menos tempo. Ao executar uma atividade estimulante e agradável, num ambiente amigável e disponível a qualquer hora e lugar, o funcionário se sente à vontade e muito mais disposto a aprender.
Para que os conceitos sejam assimilados da melhor forma possível, os treinamentos em formato de jogos virtuais para empresas são elaborados com acompanhamento pedagógico e psicológico. "Outra vantagem dos treinamentos virtuais é o baixo investimento quando comparado aos treinamentos convencionais. Além do custo flexível, o mesmo CD de jogo pode ser utilizado inúmeras vezes em uma empresa, por diferentes funcionários em situações diversas", declara Kozma.
Fonte: Dimitri Kozma – Orbe Mídia

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×