Festival de Inverno produz aplicativo para turistas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Até o final de julho, as cidades históricas de Ouro Preto e Mariana recebem o Festival de Inverno – Fórum das Artes 2013.

Com o tema ”Em Tempos Diversos”, o evento tem a diversidade como fio condutor das suas atividades. As apresentações, oficinas, shows, fóruns e espetáculos, têm o intuito de fomentar a reflexão sobre o respeito às diferenças.
O evento, que começou dia 05/07 e vai até 28/07, é realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), em parceria com a Fundação Educativa de Ouro Preto (Feop) e as prefeituras de Ouro Preto e de Mariana.

Na onda da revolução digital, o Festival apresentou uma novidade que promete agradar aos adeptos de tablets e smartphones: o aplicativo UGuide, com a função de informar os usuários sobre a programação cultural, locais e horários das atrações.

O aplicativo foi desenvolvido para facilitar a locomoção do público, que pode encontrar dificuldade para se programar e se localizar devido às atrações espalhadas por duas cidades. Por ser integrado ao Google, o UGuide faz a indicação da rota, facilitando o deslocamento de quem não sabe como chegar.
Além disso, o aplicativo permite ao usuário marcar suas atrações favoritas, acessar notícias publicadas no site do Festival, receber notificações em caso de alterações na programação e ser imediatamente informado se passar perto do local de um evento que esteja próximo do horário de começar.

Desenvolvido pelo laboratório iMobilis, sob a coordenação do professor Ricardo Rabelo, e pelos alunos Brayan Neves, Bernardo Reis, Iury Souza, Gustavo Quintão, William Reis e Jeferson Rodrigues, o aplicativo já era utilizado pelos estudantes, para se localizarem dentro do campus.

Segundo Brayan Neves, aluno de mestrado e coordenador técnico do projeto: “Ele foi completamente adaptado para o Festival e abrange Ouro Preto e Mariana. Por enquanto está disponível apenas para Android, mas nossa intenção é viabilizá-lo também para plataforma Apple”.

Fonte: Promoview

Deixe uma resposta