Gestão do Tempo: uma alavanca para a Prosperidade

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A Gestão do Tempo é uma competência bastante presente em programas de desenvolvimento de líderes em organizações inovadoras. Em um mundo cuja mudança é a única constante, desenvolver atitudes e habilidades para melhor uso do tempo será útil para aumentar a produtividade pessoal e melhorar a qualidade dos seus resultados, tanto em aspectos pessoais quanto profissionais. Mais do que um pacote de ferramentas para a priorização de tarefas, esta disciplina é um convite à reflexão sobre nossos valores pessoais e o propósito de Vida que queremos ter. O tempo também é um dos temas mais estudados por filosofias e religiões, e compreendê-lo além da tradicional visão cartesiana de passado- presente-futuro poderá gerar valor novo de inovação e prosperidade para aquele que buscar ser protagonista em sua existência.

Nossos comportamentos são consequência de uma série de características em nossa personalidade: nossos conhecimentos, atitudes, valores e tipos de Inteligência. Desta forma, problemas clássicos como estar sempre atrasado, não saber dizer não e ser perfeccionista ao extremo são geralmente causados por crenças. É aí que efetivamente são promovidas mudanças sustentáveis, a partir do entendimento das origens de possíveis sabotadores e da posterior ressignificação de distorções cognitivas.

Uma vez desenvolvidas novas crenças, é possível obter um comportamento mais assertivo na forma de lidar com o tempo, permitindo novas práticas como, por exemplo, saber delegar com efetividade, negociar melhores prazos e escopos com os interlocutores, e até mesmo não se punir tanto quando cometer erros. Uma dica para quem está buscando gerenciar melhor o seu tempo é ter em mente qual é o seu objetivo em cada negociação, e a partir dele priorizar o que é importante e urgente. Quando não temos claro o nosso propósito, ficamos reféns dos objetivos dos outros, e tudo recai sobre nós sob a forma de urgências.

Desenvolver a Gestão do Tempo será um dos investimentos mais preciosos que você terá feito neste mundo complexo e líquido em que vivemos. Imagine que se você conseguir reduzir o gasto inútil de 1 hora a cada dia, ao final de um ano você terá ganho 365 horas para fazer o que for mais importante pra você. E o melhor é que todos ganham com este movimento: você por estar mais engajado ao seu propósito, e sua comunidade que poderá contar com alguém mais pleno e assertivo. E aí, que propósito inspira você a viver e trabalhar com mais satisfação? Esta é a pergunta essencial na Gestão do Tempo. Comece simples, dialogue com o sistema do qual você participa, e seja protagonista nessa mudança. Brevemente grandes conquistas serão alcançadas. Transforme sua história!

André Luiz Dametto é sócio-diretor da ALD Consultoria, Coach Executivo e professor do MBA de Gestão Estratégica de Pessoas da Escola de Engenharia da UFRJ. Entre em contato conosco para mais informações.

Fonte: Administradores

Deixe uma resposta