Hotéis investem em produtos de beleza para atrair clientes

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Amenities são meios de agradar hóspedes e fixar a imagem de marca dos hotéis

A hotelaria é uma indústria de serviços e como tal, sua principal finalidade é o fornecimento de hospedagem, alimentação, segurança, atividade de recreação e lazer e outros serviços ligados à condição de receber bem. As ações de planejamento são decisivas para o sucesso do empreendimento e devem levar em conta a parte mais importante e interessada do processo: o hóspede. Para o cliente o produto hotel é intangível, pois, na verdade, ele quer descanso, prazer, lazer, diversão. A estadia pode tornar a viagem inesquecível.

A teoria dos 4 Ps de Philip Kotler* é um bom começo para compreender e investir num empreendimento no setor de hotelaria: Público – as pessoas são a razão do negócio. O empreendedor deve conhecer o perfil, os hábitos e as necessidades do público que deseja atingir e atender; Produto – a pesquisa de mercado é a melhor ferramenta para definir o produto, ou melhor, os serviços que serão oferecidos para o público. Ela deve considerar a localização geográfica onde se encontra o empreendimento; principais características; pontos turísticos; infraestrutura, enfim, todos os aspectos importantes que farão a diferença na estadia do hóspede; Preço – deve ser flexível e variável, ou melhor, de acordo com o perfil do público-alvo, instalações do hotel e épocas do ano. Promoção – ações de propaganda e promoção são ferramentas importantes para a comunicação do empreendimento no mercado. Além das ações de relações públicas dirigidas para o público interno (funcionários e fornecedores) e externo (trade turístico e comunidade). Os objetivos de comunicação dependem do tamanho e da fase em que o empreendimento se encontra. Em geral, investe-se em comunicação para aumentar as vendas, melhorar a imagem de marca do hotel, promover eventos especiais em épocas de alta na região onde está localizado o empreendimento e atrair novos clientes.

Hotéis investem em produtos de beleza para atrair hóspedes
Pesquisas de marketing no setor de hotelaria concluíram que as pessoas escolhem itens de beleza pelas embalagens e aromas; e os amenities são produtos que agregam valor para divulgar um determinado estabelecimento hoteleiro e uma marca de cosmético. Existem marcas famosas que desenvolvem produtos para hotéis, em versão miniatura, como é o caso das marcas Trousseau e da L’Occitane.

A Trousseau apostou em mais um segmento do mercado a ser explorado. A partir das qualidades características da empresa lançou a grife Trousseau Hotel Collection para atender ao mercado nacional e internacional de hotéis de luxo. A linha oferece produtos como jogos de lençol, toalhas e roupões de banho, além da linha completa de amenities. A marca L’occitane também oferece uma delicada linha de amenities exclusivamente desenvolvida para hotelaria, presente nos mais charmosos hotéis e companhias aéreas de todo mundo. Oferecer aos hóspedes esse cuidado especial agrega valor e prestígio ao negócio.

Uma parceria entre marcas que produzem amenities e hotéis – que sabem da importância de agradar hóspedes e atrair cada vez mais clientes – envolve uma ideia simples e muito produtiva para os dois lados. De um lado, as marcas de produtos de beleza sabem que quando o hóspede experimenta amenities pela primeira vez mais um cliente é conquistado, considerando que vai querer consumir o produto em tamanho original. De outro lado, quando o hotel oferece amenities de marcas consagradas sabe que está agregando valor a imagem de marca do empreendimento. Assim, além das ações que envolvem descanso, prazer, lazer e diversão, outros resultados são conquistados a partir do investimento promocional: consumidores satisfeitos com os agrados que fazem da estadia uma experiência sensorial inesquecível.

Por Elisabeth Guimarães – Grupo Bríndice

Fonte:
Trousseau
L’occitane
*Philip Kotler, catedrático no ensino e no planejamento de marketing.

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