McDonald’s e Monopoly: a promo de 19 anos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Quantas ações promocionais você conhece que duram mais do que algumas semanas? À exceção de eventos nacionais ou comemoração do aniversário de empresas, que entram para o calendário, ativações normalmente têm prazo de validade curto.
Mas, como toda a regra, sempre existe uma exceção e, o McDonald’s, é uma delas. A rede que vende globalmente cerca de 190 hamburgueres por segundo criou, há 19 anos, nos EUA, uma promoção em parceria com o jogo Monopoly que merece toda a atenção do mundo promo.
Há quase duas décadas a marca interage com o público dentro e fora das lojas, extrapolando a dimensão do PDV quando o objeto é o fast food mais famoso do planeta.
Desde 2007, a empresa trabalha com a The Marketing Store que traduz os brindes da ação promocional em produtos da rede e prêmios em dinheiro, o grande componente do jogo Monopoly.

O mais interessante, é que a demanda por essa promo partiu dos consumidores, em uma época em que não se falava em interação como se fala hoje. Ela se intensificou, há cerca de seis anos, quando o marketing da companhia identificou que os clientes frequentes começaram a cobrar: quando iniciaria a temporada Monopoly?
Por ouví-los, a marca se deu conta que havia algo ali sendo dito a ser observado com atenção. De fato, a campanha tinha ainda muito potencial para ser explorado, e isso foi amplificado com o crescimento da adesão às redes sociais.
As Regras do Jogo
Nas lojas, o jogo começa nas embalagens dos produtos. Copos, caixas de hamburguer e de batatas fritas contém selos premiados, revelados após a compra. Cerca de um, em cada quatro clientes, sai da loja com um brinde, que via de regra são os itens do menu e mesmo refeições inteiras, com sanduíche, batata frita e refrigerante.
Desde 2008, os consumidores podem jogar uma versão on-line de Monopoly no site. Há, ainda, uma versão para download do tabuleiro do jogo, em inglês e espanhol. Para participar, os jogadores precisam inserir códigos que aparecem nos mesmos selos de prêmios das embalagens.
Além dos itens de menu, os brindes ocultos nos selos desta ação promocional também são diferenciados. Não espere ganhar apenas bonequinhos plásticos ou miniaturas bem boladas. Há prêmios em dinheiro envolvidos, que vão desde 50 dólares até um milhão.
Também são distribuídos aluguéis de DVD da Redbox, vale-presentes da Walmart entre U$5 e U$5 mil dólares, viagens de sonho para assistir esportes oferecidas pela EA Sports e mesmo férias no Caribe, da Beaches Resorts, entre outros.
Para completar, é possível ganhar mais de uma vez. Todos os participantes de qualquer atividade de 2011, mesmo os vencedores, podem concorrer, ainda, a um Nissan Z Coupe.
Além da fan page no Facebook, que também dá prêmios, os fãs que seguirem @McDonalds no Twitter podem acompanhar as conversas sobre o jogo e aprender mais sobre como participar buscando a hashtag #McDMonoply. Estes seguidores concorrem a viagens exclusivas.
“As pessoas gostam de falar sobre o que elas ganharam”, afirma Ursula Ostrom, VP de Operações Promocionais na agência The Marketing Store. “O simples fato de adicionar um botão do Facebook ou Twitter após o fim de um jogo faz com que os consumidores queiram contar aos seus amigos e, seus amigos, ao jogarem, também contam a outras pessoas”.
De acordo com ela, o clássico brinde no PDV, onde o consumidor ganha na hora, é a parte mais crítica da ação promocional e indispensável. Mas, o componente on-line gera bons elementos para a continuidade do engajamento com a campanha e com a marca e isso, de fato, tem aumentado a cada ano que passa.
A promo McDonald’s+Monopoly atualmente está presente em 11 países e já foi traduzida em 43 idiomas. Veja o infográfico. Ela é um exemplo de comunicação integrada, gerada pelo marketing promocional, em uma bela articulação de ações e parcerias muito bem amarradas, criadas graças à colaboração espontânea dos clientes.
É um exemplo, também, de uma empresa focada nos seus objetivos, que respeita seus parceiros e sabe, muito bem, ouvir os consumidores. Assim ela cresce e mantém em prática a sua visão: diariamente provocar sorrisos em seus clientes, em cada um de seus restaurantes ao redor do mundo.

Fonte: Promoview

Deixe uma resposta