McMonopoly

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O brinde como estratégia de vendas da maior rede de restaurantes do mundo

A rede de restaurantes McDonald’s é um dos maiores negócios do planeta há décadas. Uma força corporativa capaz de mobilizar milhões de pessoas, e que se renova no mercado de alimentação em qualquer canto do mundo, por exemplo, ao adaptar seus produtos ao sabor local. Uma organização como o McDonald’s poderia utilizar inúmeras ações de marketing e de vendas – como sempre, aliás, realiza -, mas mesmo assim não deixa de usar uma das mais antigas estratégias para atrair mais consumidores: o velho e bom brinde. Em 2013, a casa do Ronald lançou a ação Monopoly. Um só jogo e três formas de ganhar milhões de prêmios que distribuiu em pouco mais de 40 dias milhões de prêmios, entre eles um dos mais vendidos jogos de tabuleiro do mundo, que dá nome à promoção – e que contou com a participação de parceiros como Coca-Cola, Decolar.com, Nissan, Oi, Seara, Sony e VISA.

Ao adquirir produtos como: McFritas médias e grandes; refrigerantes médios e grandes; Big Mac; Angus Bacon e Deluxe; CBO; Cheddar McMelt; McChicken; Quarterão; McWraps; Side Salad e Del Valle médio; o consumidor teve acesso a três formas de ser premiado. A primeira, simplesmente comprando o produto e tendo acesso imediato ao selo promocional – um em cada quatro selos estava premiado –, que dava direito a receber na hora o brinde disponível nas lojas da rede. Foram distribuídas garrafas esportivas de alumínio, ursos de pelúcia, toalhas estampadas com a marca Coca-Cola; Jogos Monopoly edição especial Coca-Cola; Jogos Monopoly Deal; Jogos Monopoly Clássico; vale-música Som é Sony; produtos McDonald’s; chips Oi com bônus e vouchers de acesso ao Oi Wi-Fi. A segunda forma de ganhar referia-se a uma série de selos do prêmio que o consumidor cadastrava no site da promoção juntamente com o código do cupom fiscal da compra. Foram distribuídos 10 carros Nissan; 5 viagens para a Argentina; 5 viagens para o Chile; 20 TVs Sony; 50 notebooks Sony; 125 tablets Sony; 175 Playstations 3 Sony; 250 celulares Sony/Oi Chip; 500 câmeras Cybershot Sony. Por fim, para participar do sorteio final era necessário cadastrar os selos no site da promoção e concorrer a cinco viagens para a Argentina; cinco viagens para o Chile; 20 TVs Sony; 50 Notebooks Sony; 125 Tablets Sony; 175 Playstations 3 Sony; 250 Celulares Sony/Oi Chip e 500 Cybershot Sony.

“A promoção é um dos maiores sucessos do sistema McDonald’s com mais de 60 ações em 15 países, com diversas reedições. Quisemos ampliar a experiência de jovens, adultos e suas famílias em nossos restaurantes para que vivessem momentos únicos e, principalmente, para que se divertissem com um dos jogos mais conhecidos e queridos do mundo”, explicou Roberto Gnypek, Diretor de Planejamento e Marketing da Arcos Dorados, empresa que opera a marca McDonald’s no Brasil. São quase 80 anos de história do jogo de tabuleiro. Mais de um bilhão de pessoas já jogaram e foram produzidos mais de 275 milhões de jogos, em 111 países e em 43 idiomas. Nos Estados Unidos e no Canadá, a promoção é anual e já virou tradição, tanto que está na 20ª edição. Portugal e o Reino Unido já tiveram sete edições e a Espanha, seis. Alemanha, Suíça, Itália, França, Austrália, Chile, China e Singapura também já jogaram Monopoly. A promoção permitiu que o consumidor brasileiro entrasse no universo lúdico do tradicional jogo de compra, venda e negociação de propriedades. A promoção despertou no consumidor desejo de conhecer as diversas inovações que a marca traz para o mercado de jogos no Brasil e no mundo a cada ano.

Por Vinícius Miguel Costa – Grupo Bríndice

Fontes:
Intelligemcia
Revista Exame

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