Natura Chronos tem planos de comunicação estratégicos elaborados pela Taterka

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Uma reflexão sobre a passagem do tempo e as experiências vividas por cada mulher. Esta é a proposta da campanha da nova linha Natura Chronos, cuja estreia se deu na última segunda-feira, em break do Jornal Nacional, exibido pela Rede Globo. Idealizada pela Taterka, a estratégia de comunicação engloba um comercial de 90”. Com imagens em preto e branco e um ritmo mais pausado, o filme reforça a relação da mulher com o tempo, partindo da premissa de que cada rosto é moldado pelas escolhas de vida, pelos hábitos e genética, além de fatores externos. Os comerciais de 30 e 15 segundo destacam a linha de produtos para quatro faixas etárias (25 anos +; 30 anos +; 45 anos +; 60 anos +), com opções para diferentes intensidades de sinais (primeiros cuidados; poucos sinais; sinais; muitos sinais).

De acordo com Mônica Gregori, diretora de unidade de negócio da Natura, não é somente o tempo que define as expressões das mulheres, mas, principalmente, suas experiências de vida. “A consumidora quer e precisa de produtos mais customizados que atendam a sua história. Este é o novo grande passo que damos”, explica a executiva, em nota à imprensa.

“O envelhecimento da pele não é determinado apenas pela idade, mas, especialmente pelo estilo de vida. Por isso, cada mulher tem sua própria trajetória pessoal e para cada uma delas, existe um Chronos”, acrescenta José Vicente Marino, vice-presidente de negócios da Natura.

Com linguagem que desperta o sentimento da beleza real feminina, os filmes ganham ainda mais vida com a trilha sonora produzida especialmente para a ação. As inserções em TV serão exibidas nas principais emissoras de TV aberta e por assinatura. “A campanha ressalta a personalização da linha Chronos, uma mudança muito importante no seu segmento. Por isso é que trabalhamos o conceito ‘Nova linha Natura Chronos. Tem um para sua história’”, enfatiza o sócio e diretor de atendimento da Taterka, Eduardo Simon.

Vinhetas de 7 segundos também foram criadas pela agência para serem inseridas no horário da nova das 20:00 da Globo, intitulada Pass ione.

No plano de mídia impressa, haverá uma ação personalizada feita em parceria com as editoras Globo e Abril, que selecionaram somente as assinantes mulheres, com faixa etária entre 25 e 60 anos, para receberem as revistas Marie Claire e Claudia, de junho, com uma cinta que traz uma mensagem em nome da assinante.

Em Claudia, além dos anúncios na revista, a Natura destaca a linha Chronos como patrocinadora do Prêmio Claudia 2010, que vai ao encontro do conceito da campanha, ao premiar mulheres que tem histórias de vida relevantes. Complementam o plano de mídia anúncios de duas páginas duplas sequenciais em outros títulos de revistas femininas e interesse geral. A campanha para internet, veiculada nos principais portais, segue o mesmo conceito, com peças formatadas para o ambiente digital.

Pelo SMS
A Natura disponibilizará uma ferramenta de diagnóstico da pele via celular para auxiliar consultoras e consumidoras a escolher o produto mais indicado de acordo com a idade e o estado da pele. A indicação do produto chega por SMS, após envio de resposta ao questionário de quatro perguntas, com quatro alternativas cada. São elas: idade, tipo de pele, nível de flacidez da pele e rugas no rosto.

Portal da pele
Para se aproximar ainda mais das consultoras e consumidoras e fornecer-lhes informações relevantes sobre a pele e os produtos da linha Chronos, a Natura criou o Portal da Pele (www.cuidedapele.com.br). Nesse ambiente, as internautas podem encontrar dicas de como aplicar os antissinais, como hidratar, limpar e tonificar a pele, além de ter acesso a posts de Jean Luc Gesztesi, diretor científico da Natura, responsável por todas as etapas de desenvolvimento de produto.

No site, há também a possibilidade de realizar o diagnóstico para saber o estado de envelhecimento da pele e, assim, escolher o produto ideal. O endereço traz, ainda, diversos vídeos e textos, entre os quais, sobre os fatores que causam o aparecimento de manchas, sobre radiação solar e sobre prevenções contra a degradação da pele. Em caso de dúvidas, a página tem um espaço dedicado para perguntas e respostas.

Ativos inéditos
“Foram três anos de pesquisa e mais de 500 formulações desenvolvidas até chegarmos às fórmulas ideais. Fizemos estudos de pele com quase 500 mulheres para relacionar idade e ruga, fizemos estudos fotográficos para validar escala de rugas e de flacidez com apoio de dermatologistas de todo o Brasil e ainda testamos os produtos em mais de 2.500 mulheres, em suas diversas fases. Tudo para garantir os melhores resultados de eficácia”, salienta Daniel Gonzaga, diretor de pesquisa e tecnologia da Natura. Neste processo, a empresa somou às fórmulas, ativos inéditos como a manteiga de murumuru e extrato de castanha portuguesa.

Sobre a Natura
A Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta. Criada em 1969 a partir de um laboratório e uma pequena loja em São Paulo, hoje a empresa possui cerca de 6,2 mil colaboradores e registrou, no ano de 2009, receita bruta de R$ 5,8 bilhões, um crescimento de 19,3% em relação ao ano anterior.

O lucro líquido foi de R$ 683,9 milhões, 32,1% superior ao atingido em 2008. A Natura está presente nos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, França, México e Peru – onde mantém uma loja e um centro-satélite de pesquisa e tecnologia. Nos mercados de Bolívia, El Salvador, Guatemala, Honduras atua por meio de distribuidores. Sua força de vendas é formada por mais 1 milhão de consultoras, sendo 885 mil no Brasil e 170 mil no exterior.

Por Gisele Centenaro

Fonte: portaldapropaganda.com.br

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