O brinde, forte aliado da marca, promove vínculo afetivo de consumo

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No atual período, em que a decisão de compra está muito mais ligada ao emocional do que ao racional, surgem no mercado de consumo campanhas publicitárias com diversos produtos e serviços com fortes apelos emocionais.

O grande desafio para empresários e agências de propaganda é tentar aproximar, emocionalmente, o consumidor a uma marca. Grandes empresas fazem altos investimentos em pesquisas, com o objetivo de conhecer profundamente seus públicos-alvo: seus valores, os estímulos que impulsionam a decisão de compra e até a forma de pensar. Toda descoberta é válida na hora de encurtar as relações comerciais, para obter o retorno desejado.

A identificação do consumidor com a marca gera vínculo e, consequentemente, fidelização. Existem diversas estratégias de marketing para criar um vínculo emocional, porém uma das abordagens mais antigas e muito utilizadas pelas potentes marcas, ainda nos dias de hoje, são os brindes e produtos promocionais.

O brinde é uma importante ferramenta de promoção, que gera vínculo emocional entre quem oferece e quem recebe. Quando enviado corretamente, é capaz de provocar sensações de euforia, felicidade, motivação traduzindo-se em gratidão e fidelidade. Porém, para que seja atingido o fator emocional de quem recebe o brinde, a qualidade funcional da peça é fundamental, seja da mais simples a mais elaborada.

Um exemplo de empresa potencializada pela ação do produto promocional é a Coca-Cola, com suas minigarrafas, bottons, copos e uma infinidade de outros objetos personalizados. A rede de fast-food McDonald’s também trabalha com o apelo emocional do brinde por meio do McLanche Feliz. Despertando os estímulos de compra do público infantojuvenil, os brindes inseridos ao lanche são verdadeiros objetos de desejo e, muitas vezes, esgotam-se em tempo recorde.

Assim como o McDonald’s, a rede de fast-food Giraffas também associa o brinde às suas refeições, focando nos gifts de entretenimento e educacionais. “Em 2009, investimos cerca de R$ 10 milhões em ações e campanhas de marketing. Dentro deste valor está o investimento dedicado à produção das GiraSurpresas. O principal retorno dos gifts são a fidelização e o relacionamento que eles nos permitem criar com os nossos clientes. Queremos conquistar esse consumidor quando criança e criar um relacionamento de longo prazo com ele”, afirma Luciana Morais, gerente de marketing da rede Giraffas.

O grande case de marketing com a utilização do brinde

É da Parmalat o maior case de sucesso no Brasil com gift colecionável. A empresa lançou, em 1997, a promoção Mamíferos: na compra de 20 unidades de leite, com acréscimo de R$ 8,00, o consumidor ganhava um bichinho de pelúcia. O projeto previa a troca de 1,2 milhão de bichinhos de pelúcia em 12 modelos, durante três meses. A ação acabou com 21 modelos de bichinhos e mais de 15 milhões de trocas, em três anos, o que representou um aumento de 20% nas vendas da Parmalat.

Os resultados de sucesso de campanhas promocionais que objetivam a ligação emocional do consumidor com a marca demonstram como a aplicação do marketing de relacionamento torna-se essencial, principalmente quando feita de forma inteligente. E os brindes são excelente ferramenta de marketing para aumentar as vendas e gerar retorno institucional para a marca, fidelizando o cliente, já que com o brinde a marca será sempre lembrada.

Por Socci Comunicação

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