O líder estratégico

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Um chefe mal-humorado atrai pessoas mal-humoradas. Consequentemente, e também logicamente, o mau humor se espalhará por toda a empresa.

Procure espalhar para as pessoas ao seu redor o que você tem de melhor. Pense em uma qualidade que certamente você possui. Você é alegre? Simpático? Extrovertido? Você é uma pessoa de confiança? Transmite segurança? Carismático?

Identifique sua qualidade e transmita todos os dias para as pessoas. Contribua com os seres humanos que você convive, deixando que eles cresçam com a sua qualidade. Você certamente irá crescer com as qualidades deles também.

Mas, antes de tudo, para que você seja um líder que conquiste seguidores, para que você faça acontecer, para que você desenvolva nas pessoas e em si mesmo os conceitos de liderança são necessários alguns ajustes. O primeiro deles é manter o equilíbrio entre razão e emoção, saber motivar e motivar-se, liderar e liderar-se, enfrentar situações corriqueiras do dia-a-dia centrado em si e enfrentar-se. Mas o que significa equilíbrio entre razão e emoção?

Isto quer dizer utilizar a razão sobre os fatos e acontecimentos. É preciso utilizar a emoção para planejar acontecimentos e colocá-los em prática com a razão.

As duas partes precisam estar em equilíbrio constante, independentemente do que você tenha a fazer, ou de uma decisão que tenha que tomar e até mesmo de uma função que você tenha que exercer.

Devemos alinhar os objetivos de um líder com as capacidades de realização de um colaborador. Saber ouvir, traduzir de uma forma simples, clara e objetiva o que precisa ser executado e como se quer que seja executado, saber delegar, etc.
É preciso sonhar, querer conquistar, planejar, evoluir…

Quando você sonha com o equilíbrio entre razão e emoção, você faz acontecer, no mundo real, o que até então era somente um sonho.

A inovação empresarial, através do entendimento da importância de trabalhar em equipe e da influência da cultura organizacional na formação de um contexto que cria a realidade da empresa, é um fator determinante no mercado de trabalho.

Para que tudo isso aconteça, vamos tomar como impulso a seguinte frase: Vontade de Vencer! O primeiro passo para que as situações comecem a mudar é ter vontade de fazer acontecer, vontade de trabalhar para que as coisas mudem. Saber como, onde, quando e porquê; traçar um bom planejamento, específico e detalhado de como será o seu projeto de vida, quanto tempo irá levar para que as situações comecem a mudar, qual caminho você vai percorrer para conquistar as suas metas, o que esta mudança vai acrescentar na sua vida e na vida das pessoas à sua volta. Como ser líder de si mesmo, e de outras pessoas, trazendo à tona o seu melhor e o melhor de cada ser humano, desenvolvendo suas qualidades e potencialidades.

Todas as pessoas ajudam umas as outras nas suas dificuldades e aprendem com as suas diferenças, todos os dias, em todos os momentos. Uma pessoa pode colaborar com o conhecimento e o aprendizado de todos dentro da empresa e em suas vidas pessoais.

É essencial que o colaborador deseje mudar, rever seus conceitos, comportamentos e atitudes. Pessoas que cuidam do equilíbrio entre razão e emoção estão sempre abertas a aprender, inclusive com seus próprios erros.

Errar faz parte do cotidiano de todos nós, corrermos riscos também, mas o que realmente importa não é o quanto nós erramos, mas sim o aprendizado que tiramos do nosso erro e a correção de rota que fazemos.

Tudo o que acontece no nosso dia-a-dia serve de aprendizado, serve de lição de vida… É uma evolução constante, progressiva. A nossa escada de evolução serve para nos levar até o patamar que desejamos estar!

Suba na sua escada de evolução!

Fonte: Administradores

Deixe uma resposta