O primeiro momento de verdade, mudou…

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O consumidor vem apresentando um novo comportamento, antes tínhamos o primeiro momento de verdade agora com o desenvolvimento da internet surge com ela o momento zero de verdade, onde o consumidor passou a interagir com o processo de compra. Antes crescimento das redes sócias o consumidor apresentava dois pontos de vista do processo de compra, tínhamos realmente dois momentos chaves:

Primeiro Momento de Verdade

Quando o produto chegava até o consumidor através de uma comunicação de marketing convencional, despertando o desejo de consumo de acordo com uma estratégia adotada pela empresa. A primeira empresa a dar grande importância para esse momento foi a Procter & Gamble em um artigo publicado em 2005 no Wall Street Journal quando a empresa apresentou dois momentos crucias na relação do consumidor com seus produtos, para eles o primeiro momento era quando o consumidor está no ponto de venda e decide escolher o seu produto ao invés de outro e o segundo momento dá-se quando vai experimenta-lo e avalia se suas expectativas foram atingidas. A P&G acreditava na época que o tempo que um consumidor demora para escolher uma marca no ponto de venda é chamado de "primeiro momento de verdade".

Segundo Momento de Verdade

Após a utilização do produto naquele momento em que usamos o produto pela primeira vez e sentimos as nossa sensações e quando definimos se determinado produto e bom ou não.

Agora com a grande rede, só no Brasil já são mais de 80 milhões de internautas, surge um outro momento de compra denominado pelo livro da Google como ZMOT (Zero Moment of Truth):

Momento Zero de Verdade

O ZMOT (Zero Moment of Truth) foi assunto de um livro lançado pela Google, é o momento em que você pega seu laptop, celular ou algum outro dispositivo conectado à internet e começa a se informar sobre um produto ou serviço que pretende experimentar ou comprar. Hoje 90% das pessoas que utilizam a internet antes de efetuar uma compra pesquisa algo referente ao produto e serviços nas redes sociais. Tenho certeza que antes de ler esse artigo, você já utilizou a internet para fazer essa pesquisa.

Esse novo comportamento do consumidor vem mudando a forma de fazer marketing, pois os métodos antes utilizados pelas empresas já não estão conseguindo atingir os novos consumidores, que atualmente estão em um novo ambiente de compra aonde buscam cada vez mais informações, não mais consumidores que ficam passivos recebendo informações da grande mídia. Acredito que agora os profissionais de marketing tem um novo desafio, que é exatamente encontra o elo desse novo comportamento e conseguir estimular esse consumidor a obter os seus produtos.

Fonte: Administradores

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