Administrar
•A = Ação;
•D = Dinamismo;
•M = Movimentação;
•I = Inovação;
•N = Novidades;
•I = Investimentos;
•S = Suporte;
•T = Técnicas;
•R = Recursos humanos;
•A = Atitudes;
R = Resultados
• Para alguns sou uma ciência, para outros sou o que salva uma empresa, será?
• Para nossos antepassados eu determinava a condução de uma empresa, pois eu era a proprietária e senhora de todas as ações e hoje o que aconteceu?
• Eu cresci? Eu parei? Eu quebrei? Para onde eu fui? Vamos ver por que acontecem nesta sequência aqui apresentada, estas observações;
Segundo, FAYOL:
•Administração, conjunto de princípios e normas que tem por objetivo, planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar os esforços de um grupo de indivíduos que se associam para atingir um resultado comum.
•Administração na relação de uma empresa em si, é o aproveitar da melhor forma as circunstâncias externas de modo a utilizar o mais eficientemente possível os recursos de que dispõe(pessoas, máquinas, materiais e capital) para fazê-la sobreviver e progredir.
Segundo, PETER F.DRUCKER:
• É administrar por objetivos, ou seja, o trabalho ser produtivo e o trabalhador se realizar.
• A administração é trabalho.
• Na realidade, é o trabalho especifico da sociedade moderna, o trabalho que distingue nossa sociedade das anteriores.
• Pois a administração constitui o trabalho especifico da organização moderna, que a faz produzir um bom desempenho.
• Como trabalho, a administração tem suas especializações, seus instrumentos e suas técnicas.
•O que observamos no conjunto destes dois administradores
Que todas as organizações necessitam de pessoas, para que a organização cresça, continue, sobreviva, pois a medida que a mesma cresce o proprietário antigo terá que tomar decisões chaves, e necessitará de administração, ou seja, de administradores ,pois os mesmos se encarregarão do trabalho especifico que é: – planejar, organizar, ajustar, mensurar e, com relação ao seu pessoal formá-lo para que levem esta ou estas organizações ao futuro, pois o futuro é o risco pago pelo presente pelo seu crescimento.
•O que é um administrador ?
•-Administrador no inicio da história da administração era:
•- Alguém responsável pelo trabalho de terceiros.
•A visão do administrador para os nossos dias de acordo com Peter Drucker:
•- Em primeiro lugar é o que fixa objetivos;
•- Em segundo lugar organiza;
•- Em terceiro lugar, motiva e educa;
•- Em quarto lugar o elemento básico em sua atividade é a mensuração ou avaliação;
•- E finalmente, o administrador forma pessoas, inclusive a si mesmo.
Uma pequena observação a respeito deste personagem: podemos analisar sistematicamente aquilo que o administrador faz. Pode-se aprender aquilo que o administrador deve ser capaz de fazer. Uma qualidade porém, o administrador não poderá adquirir, pois tem que trazê-la consigo. E essa não é a genialidade: é o caráter (Peter F. Drucker).
O que aqui trago não é nenhuma novidade, o que espero que entendam que a filosofia de administrar de ontem, de hoje e de amanhã, é a mesma, os detalhes estão em perceber que necessitamos rever o seu significado em cada decisão que for tomada para que a empresa não sofra consequências, em qualquer pequeno, médio ou grande abalo ou sobressalto que o mercado econômico,vier a relatar.
Fonte: Administradores