O que é, o que é?

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Por Elisabeth Guimarães – Grupo Bríndice

“Qual a promessa de ano novo que você pretende realmente cumprir em 2012?” Essa é uma pergunta que a maioria das pessoas fazem a si mesmas e a outras de seus círculos sociais. Só que desta vez, a pergunta foi formulada pela prestadora de serviços de TV paga digital Sky. A promoção “2012 com 12 prêmios” é uma ação do projeto Viva Sky dirigida para assinantes e não assinantes começarem o ano, concorrendo a 12 prêmios como televisores, ipads, home theaters, câmeras digitais e DVD Players. Para participar é muito simples. Basta acessar o endereço eletrônico da Sky, preencher o cadastro (para não assinantes) ou efetuar o login (para assinantes) e responder a pergunta que não quer calar. As respostas mais criativas serão classificadas entre os 12 melhores colocados no ranking.

Outra ação promocional, desta vez dirigida para o público feminino, que está convocando a participação das consumidoras por meio de perguntas, é a promoção "Tempo a favor" promovida pela revista Criativa da Editora Globo. As autoras das seis melhores respostas vão ganhar um relógio da linha Renes, da Euro. Segundo a promotora, a pulseira de couro fininha e longa, que dá várias voltas no pulso, é um charme. Para participar, basta acessar o site da revista e responder a pergunta: Qual a sua relação com o relógio? Já fez alguma loucura para evitar estar atrasada ou ganhar tempo? e preencher uma breve cadastro.

O que é, o que é que essas duas ações promocionais têm em comum? Os dois anunciantes são prestadores de serviços: a Sky, uma prestadora de serviço de transmissão de TV digital e a Editora Globo, por meio do título Criativa, uma formadora de opinião junto ao público jovem feminino. E as duas promotoras se valeram da modalidade operação assemelhada a concurso para promoverem seus serviços por meio da formulação de uma pergunta que promove a concorrência entre os participantes (leia matéria Os bastidores das promoções nesta edição).

O que é, o que é que tudo isso tem a ver com o mercado de brindes? As mecânicas promocionais apresentadas são exemplos de como o mercado escolhe prêmios para realizar ações promocionais. No caso da Sky, o anunciante promove seus serviços, oferecendo prêmios contextualizados, ou seja, prêmios que fazem parte do mesmo universo da Sky: televisores, home theaters, câmeras digitais, DVD players. A Editora Globo escolheu uma linha de relógios que pode ser considerada o sonho de consumo da maioria das leitoras da Revista Criativa.

Assim, ficar de olhos bem abertos para os movimentos do mercado é uma forma de os compradores e fornecedores de brindes podem se valer para desenvolver estratégias promocionais criativas. Para tanto, basta responder a algumas perguntas bem simples: qual o perfil do público consumidor? Que tipo de prêmio geraria interesse para o público-alvo em questão? O prêmio está relacionado com o tema da ação promocional ou com o universo do produto promocional? Responder a essas perguntas de forma criativa pode trazer muitos prêmios: fidelização de clientes e conquista de novos clientes.

Fontes:
http://www.sky.com.br/vivasky/vivasky/promocao.aspx
http://editora.globo.com/pesquisas/pesquisa_criativa_060112.html

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