Objetivo dividido, conquista alcançada

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Autor: Carlos Wizard Martins

Ao avaliarmos a trajetória de empresários bem-sucedidos, sempre vamos perceber que, um grande resultado somente é alcançado por meio de uma equipe vitoriosa. Dificilmente, encontraremos uma pessoa que realizou algo grandioso sozinho. Costumo dizer que isso acontece porque, quanto mais o empreendedor é capaz de auxiliar os outros a desenvolverem as suas habilidades e potencialidades, mais sucesso ele terá.

Grande parte das pessoas que conseguiram tornar o seu projeto uma estratégia vencedora, alcançaram isso graças à capacidade de transformar uma ação individual em um sonho coletivo. E a melhor forma de expandir um negócio é multiplicando a capacidade empreendedora, ou seja, é muito importante acreditar e investir na formação da equipe. Especialistas dizem que profissionais bem treinados produzem quatro vezes mais e sentem mais prazer ao realizar suas funções.

Quando a empresa cria uma política de unir forças e dividir os resultados ou lucros, as oportunidades de crescimento se ampliam. Aliás, esse é um dos principais papeis do líder: criar estratégias que tornem o ambiente de trabalho cada vez mais saudável e promissor.

Ao avaliarmos as equipes dentro de um ambiente de trabalho, provavelmente notaremos que os profissionais são reflexos diretos de seus gestores. Por isso, aqueles que assumem cargos de liderança precisam ter habilidades para criar ambientes inovadores, ousados e criativos. O papel do líder é saber formar, motivar, treinar e acompanhar a realização das metas prioritárias. Além disso, o líder possui a função de criar um ambiente onde haja respeito e valorização de cada individuo do time. Todos esses fatores juntos contribuem positivamente para o sucesso de uma empresa.

O desenvolvimento de talentos passa a ser uma grande missão social que uma companhia bem-sucedida cumpre. Pois de certa forma seu reflexo vai muito além do ambiente profissional. Em minha trajetória, descobri que existem sete princípios vitais para o sucesso na formação de uma equipe.

Acreditar: para atingir o sucesso e o crescimento é preciso em primeiro lugar acreditar nas pessoas e na sua capacidade de realização.

Treinar: quando acreditamos nos profissionais que compõem a equipe, precisamos dedicar tempo e recursos para qualificação, capacitação e treinamento.

Motivar: os líderes devem ser os principais motivadores daqueles que estão sob a sua gestão. Ninguém jamais seguirá um líder desmotivado.

Delegar: o tempo de qualquer pessoa é limitado, por isso é importante contar com os talentos e a experiência de cada membro da equipe.

Acompanhar: de nada adiantará saber delegar, se não existir um acompanhamento das tarefas e prazos de entrega.

Avaliar: de tempos em tempos, recomendo reunir a equipe para uma avaliação de resultados, definição de novas estratégias, estabelecimento de prioridades e correções de rumo. Muitas vezes as estratégias que deram certo no passado não se aplicam mais nesse momento.

Comemorar: reserve momentos para comemorar, festejar e vibrar com a sua equipe as conquistas alcançadas.

Quando um líder consegue unir todos os profissionais em busca de um mesmo propósito, o empreendimento se transforma em algo muito maior do que o planejado inicialmente. Permita que a sua equipe acredite no seu sonho e faça parte dele!

Carlos Wizard Martins é professor, palestrante especializado em gestão empresarial e autor dos livros "Desperte o milionário que há em você" e "Meu presente mais valioso", publicados pela Editora Gente.

Fonte: ClienteSA

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×