Os 4 Cs do sucesso

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Todos nós queremos alcançar o sucesso, é bem verdade, mas qual o conceito de sucesso que você tem atualmente? Geralmente o sucesso é associado à fama, glamour, prestígio e status. Mas isto por si só não traz felicidade. O que nos traz felicidade, é a sensação de plenitude, que é determinada a partir dos 4 Cs do sucesso que são:
•Capital social – Vivemos em comunidade, ou seja, em grupos, por isso a importância das interações sociais. Você integra vários grupos: do trabalho, da faculdade, da igreja, de amigos, etc. O capital social envolve coisas intangíveis, tais como, amizade, solidariedade, boa vontade entre as pessoas e as famílias que compõem uma unidade social. Essas relações tornam-se ricas e proveitosas quando há troca de conhecimentos e ajuda mútua.
•Capital físico – O conceito de capital físico utilizado neste artigo refere-se ao principal de todos os capitais que podemos ter: a saúde. Praticar exercícios físicos, alimentar-se adequadamente, dar boas risadas, enfim, gozar de boa saúde, é o maior bem que podemos ter.
•Capital intelectual – O capital intelectual é um ativo humano intangível, representa o conhecimento, a criatividade e a inteligência do indivíduo, que são traduzidos em valor a partir do que é feito com ele. O ser humano tem uma vantagem em relação aos animais, porque é um ser pensante, dotado de racionalidade.
•Capital financeiro – Não basta de gozar de boa saúde, ter inteligência, bons relacionamentos e viver sem dinheiro. O dinheiro não traz felicidade, mas a falta dele pode acarretar infelicidade. Segundo pesquisas, um dos principais motivos de brigas entre casais é a falta de dinheiro. É a prestação do imóvel que está faltando, é a escola do filho que está atrasada. Não é preciso ter muito dinheiro, mas uma renda que te permita ter um bom padrão de vida.

Enfim, conclui-se que, ter uma vida de sucesso, significa trabalhar esses quatro capitais a seu favor, de forma que você possa ter uma vida satisfatória, plena e realizada. Para isso é importante estabelecer o equilíbrio e ter muita disciplina.

Fonte: Administradores.com

Deixe uma resposta