Você investiu muito tempo e dinheiro no seu curso: mensalidades, livros, trabalhos e provas. Também participou de palestras, congressos e cursos de extensão. Provavelmente, fez estágios, por baixos salários, para adquirir experiência. Talvez, você tenha feito mestrado ou, ainda, doutorado. Em tese, você seguiu todos os caminhos para se capacitar e garantir o seu lugar no mercado. Bom, se você fez tudo isso, deve estar se dando muito bem, né?! Deve ter muitos clientes e ser reconhecido como uma pessoa competente no mercado. É um profissional renomado e muito procurado quando o assunto é a sua especialidade.
Esse roteiro é seguido pela maioria dos profissionais que passam pelo ensino superior. Se este é o seu caso, certamente você se identificou com o que foi descrito. Infelizmente, mesmo seguindo tudo o que é considerado correto, o resultado esperado não acontece.
Este texto não é para culpar o sistema, o governo ou a sociedade pela situação. Em vez de esperar que o mundo mude e passe a oferecer novos caminhos, a proposta é despertá-lo para que você crie as suas próprias oportunidades e, com isso, conquiste o seu lugar no mercado, estabeleça a sua base de clientes e construa uma vida financeira digna. A ideia principal aqui é: você é o responsável pelo seu sucesso e, portanto, você toma as atitudes para concretizar o seu projeto de carreira profissional. Em outras palavras, deixe de ser levado pelas ondas e passe a governar a sua própria vida. Se está insatisfeito, então não está tomando as atitudes corretas. A sua vida é resultado do que VOCÊ fez nos últimos anos. O seu futuro será o resultado do que você está fazendo hoje.
Não importa qual seja a sua área de formação. Em quase todos os casos, os alunos que saem das faculdades não receberam qualquer orientação útil sobre como transformar o conhecimento adquirido em fonte de renda. Você possui conhecimento e experiência, mas não sabe vender o que tem. E se você não sabe vender, terá problemas, muitos problemas.
Para obter o seu diploma, você pagou para que pessoas ministrassem cursos. Também pagou por livros, congressos, workshops e cursos de extensão. Alguns daqueles profissionais você só conheceu por causa de suas palestras, ou pela recomendação de terceiros. Você e todos os seus colegas pagaram para que outros oferecessem todos aqueles produtos e serviços. Muitos daqueles que receberam o seu dinheiro estão muito bem de vida e são reconhecidos como pessoas muito competentes. Os clientes vão atrás deles em função da fama que construíram.
Não sei se você já está percebendo, mas a primeira jogada é mudar de lado. Em vez de estar no lado de quem apenas gasta, você tem que migrar para aquele que produz e vende. A partir do conhecimento e da experiência adquiridos, você pode fazer muita coisa. Crie cursos, produza os seus livros, ministre palestras, amplie a sua rede de contatos, faça amizade com pessoas que possam indicar clientes ou possíveis parceiros. A mensagem é clara: troque de lado! Saia do grupo que apenas consome e ingresse naquele que oferece produtos e serviços.
Mas existe um problema, muito grave por sinal. É muito fácil alguém dizer para você mudar as suas atitude e para fazer isto ou aquilo. Mas, para quem sempre agiu e pensou da mesma maneira, mudar a antiga postura mental num instante é quase um milagre.
Você não sabe escrever um livro que seja atraente comercialmente. Também não sabe preparar cursos, palestras e workshops. Provavelmente, não sabe como aumentar a sua rede com contatos relevantes. Apostaria que você nem tem um nicho de mercado definido, para quem deveria direcionar as suas mensagens. E eu sei porque você não tem nada disso: porque ninguém te ensinou. Todas essas coisas são formas de ganhar dinheiro, mas ninguém ensina isso na faculdade.
Nenhum dos seus professores te falou como criar produtos e serviços a partir dos conhecimentos que eles estavam te ensinando. Eles também não te disseram como criar uma base fiel de clientes, tampouco uma rede de contatos de qualidade. Definir um público-alvo e pesquisar quais são as suas maiores necessidades é um assunto alienígena nas salas de aula.
Eu estou falando de conhecimentos extremamente importantes, mas que estão pulverizados em alguns poucos cursos, como administração, marketing & publicidade, licenciaturas etc. A maioria dos profissionais liberais, como médicos, psicólogos, dentistas, advogados, nutricionistas, fisioterapeutas e tantos outros passam pela faculdade sem ter a menor noção de como deverão se posicionar no mercado. Muitos, mesmo após anos de formados e com muito conhecimento e experiência, penam para ter uma vida digna. Trata-se de uma lacuna na formação profissional que pode durar toda uma vida de dedicação.
Nas próximas publicações você terá temas como: definição de nicho de mercado, pesquisa de oportunidades, produção de produtos e serviços, formação de uma base de clientes, relacionamento, redes de contato etc.
Enquanto isso, você já pode pesquisar esses tópicos por conta própria. Não espere que eu ofereça todas essas informações. Lembre-se que você é a pessoa responsável pelo seu próprio sucesso. Agora você já tem ciência dos conhecimentos que estavam faltando e deve fazer de tudo para adquiri-los.
Arregace as mangas e até a próxima!
Fonte: Administradores