Com diploma ou não?

Quem nunca viu um administrador de alguma empresa formado em engenharia? Ou em direito? Ou em qualquer outro curso que não seja Administração? Pois é, imaginei…

É incrível como um curso tão fundamental para a organização de basicamente tudo o que conhecemos pode ser tão desprezado por alguns. Tudo nessa vida gira em torno da administração: administração do tempo, de um governo, das finanças, da família, do trabalho, de uma viagem, de tudo! Mesmo assim ainda ouvimos os famosos jargões: “administração é ótimo para quem não sabe que curso fazer”, “ah aquele concurso é para administração mesmo”, “não precisa ser administrador para administrar”.

Certa vez fui fazer um concurso para técnico administrativo e tinham pessoas de várias áreas, desde advogados e engenheiros até professores de educação física e donas de casa. Sem desprezar nenhuma profissão afinal todas são importes, mas porque se o concurso é para a área de administração qualquer um pode fazer?

É justo dar valor a todas as profissões, menos administração?! Aposto que ninguém gostaria de ser atendido por um médico formado em veterinária… Ora, você pode dizer, mas aí a minha vida está nas mãos dele, não tem nem comparação! Tem sim, porque quando falamos de administração estamos falando das vidas das pessoas jurídicas.

Por isso creio que aquela frase está incompleta. Ela deveria ser assim: Não é preciso ser administrador para administrar, mas para exercer a profissão é preciso sim ter o diploma.

Fonte: Administradores

Como conquistar mais

Nos atuais de tempos de transformação, o que mais se ouve falar é em qualidade e nesse meio, “tempo” é um ativo mal administrado pela maioria das pessoas.

Todos nós queremos mais qualidade de vida, mais tempo para diversão, mais dinheiro, mais reconhecimento… Mais, mais e mais… E cada vez menos tempo, menos dinheiro, menos, menos… Como alinhar isso?

E se eu te disser que você pode conquistar TUDO – ou o mais próximo desse seu "tudo"-?

Vamos lá, esse rápido artigo tem o intuito de empoderar você nas suas tomadas de decisão diárias, alertando para o fato de que você deve fazer o que muito já sabe: focar!

Sabe qual segredo que pessoas de sucesso como um dos apresentadores mais famosos do país, Marcelo Tas, a atriz Paola Oliveira e do presidente da Google Larry Page têm em comum? Olha bem, são pessoas de áreas distintas, mas todas com sucesso.

Deixe eu te contar: eles têm um coach.

E para você que não sabe o que é Coaching é só clicar na aba “O que é coaching?”.

Se pessoas que querem sucesso tem um coach, você deve ver que passar por um processo de Coaching deve ter resultado.

Diante disso, eu como seu coach, quero te dar algumas dicas para conquistar mais de maneira rápida e objetiva.

1. Valorize seu tempo!

Priorize o mais importante. Pergunte-se "o que preciso realizar de maneira mais rápida?"; "Estou agindo como uma pessoa que quer alcançar tal objetivo?"; "Alguém focado, faria o que estou fazendo?".

2. Esquematize sua rotina!

Papel e caneta fazem milagres. Agende compromissos. Escreva seus projetos. Delimite datas. Temos muitos aplicativos que podem ser úteis para você gerenciar seu tempo.

3. Mensure resultados!

Como você deve saber o que não se pode medir não se pode administrar. Sendo assim, estipule prazos, resultados. Cobre-se!

4. Faça diferente!

Crie identidade própria. Desenhe uma visão de si mesmo estabelecendo sua missão de vida.

5. Congruência!

Comportamento (ações), pensamentos, desejos, sonhos e projetos devem estar alinhados. Quantos de nós não chegamos aos nossos objetivos por causa da desordem interna? Pense a respeito e responda: eu estou compromissado a conquistar, mesmo sacrificando certos prazeres diários?

Fonte: Administradores

Ampliação, com flexibilidade

Para suprir a necessidade de espaço físico e infraestrutura para a demanda de novos serviços por parte dos clientes, a WA Marketing Interativo, companhia brasileira especializada em atendimento ao consumidor de bens duráveis, foi atrás da Open Space. A empresa foi a responsável por alugar, montar e gerenciar toda a estrutura necessária para a alocação dos profissionais.

Originalmente dedicada ao atendimento e relacionamento com os consumidores dos clientes, por meio do seu call center, a WA percebeu a necessidade de especialização para atender, de fato, os anseios do consumidor atual e ampliou o portfólio, passando a oferecer serviços administrativos nas áreas de logística, administração de vendas, back-office, tratamento de casos no Procon, jurídico, mídia e gestão de ética empresarial. "Com a alta adesão que tivemos e pela necessidade de não haver ruptura no atendimento, foi preciso promover a adequação de nossa infraestrutura para esses novos projetos e, por isso, optamos por recorrer à Open Space para atender as novas necessidades", explica Robson Bombonatti, diretor executivo da WA Marketing Interativo.

Além de viabilizar a infraestrutura adequada ao perfil de serviços, a Open Space também é responsável pelas demandas referentes à área de facilities que envolvem as atividades da WA Marketing Interativo. Com projetos instalados na unidade do Centro Empresarial de São Paulo, a Open Space supre, desde então, as necessidades de adaptação no que tange ao crescimento e/ou diminuição da infraestrutura, fazendo a gestão do espaço, da mobília, dos periféricos, dos sistemas de telefonia e de internet e, ainda, dos serviços de recepção, com controle de acesso, segurança, entre outras.

Segundo Bombonatti, a Open Space compreendeu a necessidade de escalabilidade, foi flexível e transparente durante toda a negociação, fator definitivo para o sucesso do negócio. "O ambiente favorável da Open Space oferece à nossa equipe todas as condições para uma excelente performance, favorecendo o cumprimento dos prazos e das metas estabelecidas", afirma.

Fonte: ClienteSA

Profissional liberal, saiba como obter o máximo do seu trabalho

Você investiu muito tempo e dinheiro no seu curso: mensalidades, livros, trabalhos e provas. Também participou de palestras, congressos e cursos de extensão. Provavelmente, fez estágios, por baixos salários, para adquirir experiência. Talvez, você tenha feito mestrado ou, ainda, doutorado. Em tese, você seguiu todos os caminhos para se capacitar e garantir o seu lugar no mercado. Bom, se você fez tudo isso, deve estar se dando muito bem, né?! Deve ter muitos clientes e ser reconhecido como uma pessoa competente no mercado. É um profissional renomado e muito procurado quando o assunto é a sua especialidade.

Esse roteiro é seguido pela maioria dos profissionais que passam pelo ensino superior. Se este é o seu caso, certamente você se identificou com o que foi descrito. Infelizmente, mesmo seguindo tudo o que é considerado correto, o resultado esperado não acontece.

Este texto não é para culpar o sistema, o governo ou a sociedade pela situação. Em vez de esperar que o mundo mude e passe a oferecer novos caminhos, a proposta é despertá-lo para que você crie as suas próprias oportunidades e, com isso, conquiste o seu lugar no mercado, estabeleça a sua base de clientes e construa uma vida financeira digna. A ideia principal aqui é: você é o responsável pelo seu sucesso e, portanto, você toma as atitudes para concretizar o seu projeto de carreira profissional. Em outras palavras, deixe de ser levado pelas ondas e passe a governar a sua própria vida. Se está insatisfeito, então não está tomando as atitudes corretas. A sua vida é resultado do que VOCÊ fez nos últimos anos. O seu futuro será o resultado do que você está fazendo hoje.

Não importa qual seja a sua área de formação. Em quase todos os casos, os alunos que saem das faculdades não receberam qualquer orientação útil sobre como transformar o conhecimento adquirido em fonte de renda. Você possui conhecimento e experiência, mas não sabe vender o que tem. E se você não sabe vender, terá problemas, muitos problemas.

Para obter o seu diploma, você pagou para que pessoas ministrassem cursos. Também pagou por livros, congressos, workshops e cursos de extensão. Alguns daqueles profissionais você só conheceu por causa de suas palestras, ou pela recomendação de terceiros. Você e todos os seus colegas pagaram para que outros oferecessem todos aqueles produtos e serviços. Muitos daqueles que receberam o seu dinheiro estão muito bem de vida e são reconhecidos como pessoas muito competentes. Os clientes vão atrás deles em função da fama que construíram.

Não sei se você já está percebendo, mas a primeira jogada é mudar de lado. Em vez de estar no lado de quem apenas gasta, você tem que migrar para aquele que produz e vende. A partir do conhecimento e da experiência adquiridos, você pode fazer muita coisa. Crie cursos, produza os seus livros, ministre palestras, amplie a sua rede de contatos, faça amizade com pessoas que possam indicar clientes ou possíveis parceiros. A mensagem é clara: troque de lado! Saia do grupo que apenas consome e ingresse naquele que oferece produtos e serviços.

Mas existe um problema, muito grave por sinal. É muito fácil alguém dizer para você mudar as suas atitude e para fazer isto ou aquilo. Mas, para quem sempre agiu e pensou da mesma maneira, mudar a antiga postura mental num instante é quase um milagre.

Você não sabe escrever um livro que seja atraente comercialmente. Também não sabe preparar cursos, palestras e workshops. Provavelmente, não sabe como aumentar a sua rede com contatos relevantes. Apostaria que você nem tem um nicho de mercado definido, para quem deveria direcionar as suas mensagens. E eu sei porque você não tem nada disso: porque ninguém te ensinou. Todas essas coisas são formas de ganhar dinheiro, mas ninguém ensina isso na faculdade.

Nenhum dos seus professores te falou como criar produtos e serviços a partir dos conhecimentos que eles estavam te ensinando. Eles também não te disseram como criar uma base fiel de clientes, tampouco uma rede de contatos de qualidade. Definir um público-alvo e pesquisar quais são as suas maiores necessidades é um assunto alienígena nas salas de aula.

Eu estou falando de conhecimentos extremamente importantes, mas que estão pulverizados em alguns poucos cursos, como administração, marketing & publicidade, licenciaturas etc. A maioria dos profissionais liberais, como médicos, psicólogos, dentistas, advogados, nutricionistas, fisioterapeutas e tantos outros passam pela faculdade sem ter a menor noção de como deverão se posicionar no mercado. Muitos, mesmo após anos de formados e com muito conhecimento e experiência, penam para ter uma vida digna. Trata-se de uma lacuna na formação profissional que pode durar toda uma vida de dedicação.

Nas próximas publicações você terá temas como: definição de nicho de mercado, pesquisa de oportunidades, produção de produtos e serviços, formação de uma base de clientes, relacionamento, redes de contato etc.

Enquanto isso, você já pode pesquisar esses tópicos por conta própria. Não espere que eu ofereça todas essas informações. Lembre-se que você é a pessoa responsável pelo seu próprio sucesso. Agora você já tem ciência dos conhecimentos que estavam faltando e deve fazer de tudo para adquiri-los.

Arregace as mangas e até a próxima!

Fonte: Administradores

Alguns erros recorrentes na gestão das empresas?

A gestão financeira de muitas empresas é comprometida pela recorrência de erros, entre os quais estão:

– Desconhecer as informações corretas sobre saldo do caixa, valor dos estoques das mercadorias, valor das contas a receber, valor das contas a pagar, volume das despesas fixas ou financeiras, etc. Isso ocorre porque não fazem o registro adequado das transações realizadas.

– Desconhecer o resultado de suas atividades operacionais, porque não elaborar o demonstrativo de resultados.

– Calcular o preço de venda de seus produtos apenas comparando com a concorrência porque não conhecem os seus custos e despesas.

– Desconhecer o volume e a origem dos recebimentos, e o volume e o destino dos pagamentos, por não elaborar o fluxo de caixa.

– Não conhecer o valor patrimonial da empresa, por não controlar a evolução de seu patrimônio.

– Não estabelecer um valor para a remuneração dos sócios compatível com os resultados da empresa.

– Não apropriar corretamente o custo das mercadorias vendidas, por não fazer um registro adequado dos produtos.

– Não identificar corretamente o valor das despesas administrativas da empresa e ainda incluir as despesas pessoais dos sócios como se fossem da empresa.

– Deixar de administrar o capital de giro da empresa por desconhecer o ciclo financeiro de suas operações.

– Deixar de fazer análise e planejamento financeiro da empresa por não ter um sistema de informações gerenciais, ou pior, ter o sistema, mas não utilizá-lo adequadamente.

Reveja esses pontos em sua empresa e procure corrigi-los melhorando sua gestão financeira e melhorando seus lucros.

Fonte: Administradores