Pepsi cria latas comemorativas dos seus 60 anos

A Pepsi comemora 60 anos de Brasil em 2013 e, para celebrar o momento histórico, traz ao mercado três versões reeditadas de latinhas que fizeram parte de sua trajetória nos anos 50, 70 e 90.

As embalagens ganharam elementos retrô e roupagem moderna e, além delas, também será lançada uma lata comemorativa com o selo de 60 anos de Brasil. As latas podem ser encontradas em todo o País, a partir deste mês.
“A edição de latas especiais colecionáveis vem para celebrar essa data histórica, tão importante para Pepsi, além de ser uma forma de presentear os fãs, que acompanharam a marca ao longo dos 60 anos no Brasil”, afirma Nora Mirazon, diretora de Marketing da PepsiCo.

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Marcas seguem investindo na Festa do Peão de Barretos

A 420 quilômetros da Capital paulista, a pacata cidade de Barretos era, na década de 1950, em função da pecuária, via de transporte de gado entre Estados e abrigava o maior frigorifico da América Latina, o Anglo, criado em 1913 pela família real inglesa.

Os rodeios, até então, vinham sendo realizados desde 1947 na praça central da cidade em um cercado improvisado com arquibancadas. Decididos a transformar o evento na marca registrada de Barretos, um grupo de jovens fundou “Os Independentes” que um ano depois criou a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.
Após 57 anos, as carroças que transportavam os peões vindos de outras cidades dão lugar à SUV´s, jatinhos e helicópteros. A moda de viola abre caminho para o sertanejo universitário e até o estilo gospel nos palcos da festa. O comércio local, que era baseado em produtos ligados à cultura da região, abre espaço para as grandes marcas nacionais.

Perdendo em tamanho apenas para a Festa do Peão de Calgary, no Canadá, a 58ª edição do evento, que começou na quinta-feira (15/08) e segue até o próximo domingo (25/08), recebeu R$ 2,5 milhões em investimentos de infraestrutura e estima faturar R$ 20 milhões, sendo que R$ 7 milhões são frutos de patrocínio de nove marcas: Brahma, Minerva, Savegnago, Valtra, Sky, Sesi, TIM, Agabê Boots e Mormai. Além de uma feira de negócios que receberá 300 expositores.
Movimentação Regional

Hugo Rezende Filho, atual presidente de “Os Independentes”, afirma que a festa foi se moldando a demandas de profissionalização e negócios de um evento de nível internacional.

“O turismo da região é beneficiado, o comércio local se movimenta. Eu acredito que uma iniciativa lá do passado conseguiu garantir hoje uma grande oportunidade para a região que continua sendo baseada na pecuária”, diz.

Neste ano, uma semana antes do início do evento, a ocupação dos hotéis chegava a 70% e a estimativa é que durante a festa os 1.500 leitos da cidade sejam ocupados fazendo com que as cidades vizinhas também acomodem os visitantes. O público estimado é de 900 mil pessoas, sendo que 80 mil virão de fora do Estado e até do País.

Regionalmente, o evento vai movimentar R$ 200 milhões entre hotelaria, comércio, restaurantes e outros serviços. Apesar dos benefícios trazidos ao longo dos anos à cidade, o secretário de Turismo de Barretos, Adriano Santos, diz que a cidade não soube aproveitar o potencial da festa. “Barretos ficou por muito tempo estagnada e hoje precisar entrar no circuito turístico do Estado, esse é o nosso desafio”, afirma.

Além da Festa do Peão

O secretário explica a importância da festa para a cidade, mas, sem apegos, prefere olhar o potencial turístico de Barretos de forma completa e divide o potencial turístico da cidade em seis categorias. A primeira é a da Saúde relacionado ao Hospital do Câncer. A segunda é a Área Cultural com fábricas típicas e a cultura da pecuária. A terceira são as Águas Termais, o quinto é o setor de Pesca e por último vem o setor de Eventos, que além da Festa do Peão concentra competições de rally e feiras agrícolas.

Marcas Presentes

Algumas empresas estão presentes no evento pela ligação histórica com a região. Outras utilizam o evento como complemento de suas ações pelo Brasil. Algumas fazem uso apenas institucional. Independentemente do interesse, a Festa do Peão é um celeiro para a exposição de marcas.

Fernanda Cozac, gerente de Brand Managemente da TIM, explica que neste ano a presença na festa faz parte de um projeto maior chamado Tim na Estrada, que preza pela música sertaneja no País.
“Nos chamou a atenção a ligação que o festival tem com a música e o quanto o evento é inovador. Daí surgiu a ideia de ter a extensão de nossa campanha de ativação.” A marca está presente no evento com uma carreta que roda o País com a proposta de levar música sertaneja às pessoas.

Já a rede de supermercados Savegnago, criada na cidade vizinha de Sertãozinho, patrocina o evento desde 2008. Neste ano, o investimento foi de R$ 2 milhões em cotas de patrocínio, ações nos pontos de vendas, instalação de camarote e a montagem do Parque do Peãozinho.

“A família fundadora do grupo é muito ligada ao meio rural e por isso valorizam tanto estar no evento. Além disso, a festa gera entretenimento para qualquer tipo de pessoa o que está diretamente ligado ao nosso negócios”, diz Murilo Savegnago, coordenador de marketing da rede.

Outra marca muito ligada ao meio é a fabricante de tratores Valtra que tem grandes clientes na região. O interesse de patrocinar a festa surgiu de um trabalho que a empresa já realizava com o Hospital do Câncer.

“É o sétimo ano que patrocinamos o evento e ele gera uma série de desdobramentos como campanha de incentivo às vendas, relações institucionais e negócios gerados na feira”, afirma Roberto Patrocínio, gerente comercial da Valtra. O valor investido pela Valtra ultrapassa R$ 1 milhão e a marca estima levar 250 pessoas para a festa deste ano entre vendedores, revendedores e clientes.

A AmBev, que está presente na festa com a cerveja Brahma, também aproveita o evento para ações com foco em responsabilidade social.

O Guaraná Antarctica pretende utilizar o rodeio para conscientizar os jovens da importância da reciclagem e descarte correto das garrafas PET. “Nosso maior objetivo é impactar positivamente toda a cadeia de reciclagem do País, movimentando o setor e retirando milhares de toneladas de lixo do meio ambiente”, destaca Bruna Buás, gerente de marketing de Guaraná Antarctica.

O presidente de “Os Independentes” conta que as cotas de patrocínio costumam ser fechadas com bastante antecedência pelas marcas maiores. Já os patrocinadores menores chegam a fechar 15 dias antes da festa.

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Tang faz ação promocional para Nickelodeon

Com o intuito de promover o Meus Prêmios Nick, a Viacom Brasil anuncia uma parceria com a Tang em uma ação de branded content. A ação de marketing promocional Desafio Tang estréia na Nickelodeon este mês e é composta por três fases, com ações on-line e off-line.

A iniciativa faz parte do projeto Reciclar é Show, da Ogilvy. A proposta do Desafio Tang é exercitar a criatividade das crianças por meio da música e conceitos de sustentabilidade. Crianças entre sete e dose anos formarão grupos e deverão criar instrumentos musicais com materiais reciclados.

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Banca oferece jornal impresso na hora

A Meganews, banca de jornais e revistas instalada em Estocolmo, na Suécia, é a primeira do mundo que conta com um sistema de impressão instantânea, que ajuda a reduzir o desperdício de papel.

Parecido com as gráficas, o mecanismo digital permite que os clientes escolham suas publicações, paguem o preço estabelecido, e, em dois minutos, levem as impressões para casa.
A medida também dá um fim ao encalhe de jornais e revistas que sobram nas bancas e precisam ser devolvidos à editora, eliminando um sério prejuízo para o mercado editorial.

Outra vantagem é que o Meganews dispensa transporte, reduzindo também as emissões de carbono. “É necessário reduzir os gastos causados por apenas uma cópia. Boa parte dos custos para as editoras estão relacionados à distribuição destes materiais”, diz Stefan Melesko, especialista do Media Economics.

Depois de serem compiladas em formato digital pelas editoras, as publicações são enviadas ao Meganews, que reproduz os elementos gráficos com qualidade parecida à das impressoras digitais convencionais. O sistema também permite que o material seja atualizado ou alterado pela editora.

A banca foi recentemente inaugurada na capital sueca, seguindo o modeloon demand, em que cada cliente imprime somente a publicação que precisa ter em mãos. São oferecidas as principais publicações internacionais, e o pagamento é feito por meio de cartões de crédito ou débito.

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Honda distribui livro com citações infelizes

Consumidores de todo o País recebem até o fim deste mês o livro “Citações infelizes sobre o impossível”.

Criada pela F/Nazca Saatchi & Saatchi, a publicação faz parte da campanha de lançamento do Novo Honda Accord que apresenta o conceito “O mais próximo do impossível”.

O livro reúne declarações célebres de pessoas que duvidaram de grandes avanços tecnológicos. Por exemplo: “Tudo o que pode ser inventado já foi inventado”, afirmação de um oficial do escritório de patentes dos EUA em 1899 e “O cavalo está aqui para ficar. O automóvel é apenas uma novidade passageira”, opinião de um grande investidor do começo do século passado.
Ao todo 126 pronunciamentos relembram os leitores de que é melhor nunca duvidar de nada, muito menos de um carro que se aproxima do impossível em todos os aspectos.

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