Como Construir uma Marca

O processo de construção de uma marca percorre diversos universos e acaba onde nasce: na mente humana. Para condicionar uma mente, é preciso ser persistente, consistente e, acima de tudo, muito criativo.

Estas palavras se traduzem em diversas ferramentas da comunicação das quais nos utilizamos para realizar a obra de construção de uma marca. Este processo de construção é um fator determinante para a existência da marca: deve durar enquanto a mesma existir. Ele é parte integrante da vida da marca e não somente do momento de sua criação e aplica-se a qualquer momento de sua existência, traduzindo-se em atividades de marketing e vendas, que visam modernizar constantemente sua imagem.

A forma como esta construção é conduzida determina a percepção da marca pelos diversos mercados / universos. Marcas fortes estão sempre presentes e se comunicam com seus consumidores através de um vocabulário próprio, repleto de simbologias gráficas e sentimentais que evoluem através dos tempos.

Como uma pessoa, a marca tem que ter caráter, personalidade, postura, alma, DNA. Uma marca não se limita às fronteiras do produto que a representa, ela carrega consigo esperança, anseio de mudança.

Estas são as “chaves” para aqueles que têm ou querem construir uma marca. No campo prático, os primeiros passos são marcados pela pesquisa de mercado, que servirá de fonte de inspiração para determinar os caminhos a seguir.

Em linhas gerais, este é o passo a passo:
– Pesquisa de Mercado
– Desenvolvimento do Conceito / Posicionamento da Marca/Produto
– Escolha do Nome
– Criação do Logo/Símbolo – se houver necessidade do registro como marca mista
– Registro da marca nos países onde ela será comercializada
– Criação e desenvolvimento do padrão de comunicação
– Criação e desenvolvimento das embalagens
– Planejamento de Marketing (propaganda, promoções, programas de incentivo de venda, eventos, etc)
– Criação e desenvolvimento das peças de comunicação incluindo apresentações, catálogos de vendas, material promocional, malas diretas, website, hot site, anúncios, comerciais, spots de rádio, outdoors, etc.
– Realização – implantação das ações de marketing
– Resultados
– Pesquisa de mercado
– Planejamento ….

Fonte: Sheila Farah – Neat – Construção de Marcas

Satisfação Garantida durante a Negociação!

Todo empresário, antes de fechar um novo negócio, precisa estar ciente da relação que pretende manter com essa nova empresa. Afinal, se tem como objetivo estabelecer um bom relacionamento, visando uma fidelização para futuros negócios a longo prazo, precisa fazer com que esse novo cliente sinta-se satisfeito durante esse primeiro negócio.

Mas como deixar o cliente satisfeito quando o assunto são valores e, claro, sem sair prejudicado? Em princípio, antes de qualquer negociação, deve-se levar em conta o tipo de negócio que se está fazendo, por exemplo, se você estiver comprando um imóvel de determinada pessoa, muito provavelmente após adquirir esse bem, você não entrará mais em contato com o ex-proprietário. Nesse caso, seu único objetivo é realizar um bom negócio, pelo melhor valor possível.

Mas se você estiver vendendo seu produto para um novo cliente, seu interesse será a satisfação total dele, para que se torne fiel à sua empresa.

Nesse caso, vale a pena sacrificar um pouco sua margem de lucro em um primeiro momento, fazendo com que o outro lado fique satisfeito com o resultado. Afinal, em muitos casos, o bom relacionamento será mais importante do que o resultado dessa primeira negociação.

Pense bem antes de fazer qualquer negociação, avalie relações que podem representar grandes negócios a médio e longo prazo e boa sorte!

Esqueça a Crise e Movimente seus Negócios!

Apesar da crise financeira, muitas empresas crescem e prosperam. Algumas demonstram uma vitalidade incomum ao agarrar a oportunidade de aumentar as vendas, introduzir novos produtos e serviços e, assim, conquistar uma fatia maior do mercado.

Com base nesses exemplos de sucesso, o empresário e especialista em Marketing Márcio Miranda, selecionou 10 dicas para ajudar sua empresa a alavancar novos negócios em 2004. Tome nota:

1) Torne-se mais agressivo. Mude sua estratégia de marketing para adequar-se ao clima psicológico do momento. Enfatize como seus produtos ou serviços economizam tempo, enxugam custos e aumentam a produtividade.

2) Trabalhe no sentido de manter os clientes atuais. Mesmo que seus clientes gastem menos, não deixe que eles se sintam tentados a experimentar novos fornecedores. Estudos mostram que é cinco vezes mais difícil conquistar um novo cliente do que manter um antigo.

3) Aumente as vendas com seus clientes atuais. A relação com os clientes é sempre mais frágil do que nós gostamos de imaginar. A satisfação do cliente depende de um único ponto: ter suas necessidades atendidas no prazo, sempre.

4) Desenvolva sua lista de clientes em potencial. Crie o que nós gostamos de chamar de lista de clientes preferenciais. Se você tem uma lista como esta, escolha umas duzentas ou trezentas empresas com as quais você gostaria de fazer negócios. Então, faça contatos regulares com essas empresas. Explique qual a razão de seu interesse especial por elas. Mostre como negociar com você traz benefícios para elas. Torne seus objetivos claros: pergunte o que você deverá fazer para conseguir realizar negócios com essas empresas.

5) Utilize técnicas de “valor agregado” para passar à frente de seus concorrentes. Separar sua empresa de todo o resto que faz o mesmo tipo de produto (ou presta o mesmo serviço) é mais importante que tudo. Coloque-se na cabeça de um cliente para descobrir o que você pode fazer para expressar sua exclusividade, seu grande diferencial.

6) Aperfeiçoe a imagem de sua empresa. Tenha certeza de que sua empresa é reconhecida da melhor forma possível por seus compradores, clientes em potencial, fornecedores e formadores de opinião. Sua empresa parece profissional? Competente? O serviço ao cliente é sua prioridade número um? Então, torne públicas aquelas qualidades “especiais” que tornam você mais profissional do que seus competidores.

7) Mantenha-se atento à concorrência. Não pense que seus competidores estão dormindo. Eles estão tomando atitudes que podem tirar clientes de você. Mais do que tudo, é preciso observar a concorrência e agir rápido.

8) Aumente seus esforços promocionais. Uma análise entre 600 empresas mostrou que as companhias que mantiveram ou aumentaram a publicidade no período de recessão tiveram médias de vendas superiores naquele período e ao longo do três anos seguintes do que empresas que cortaram a publicidade.

9) Faça de seus empregados e fornecedores os embaixadores de sua empresa. Tempos difíceis podem causar ansiedade. Não demonstre isso. Mensagens negativas se espalham rapidamente e podem ferir sua imagem entre seus empregados, fornecedores e clientes. Enfatize as boas notícias por meio de folhetos, boletins e newsletters. Não minta nunca, mas sempre acentue o lado positivo.

10) Nicho de mercado. Busque aqueles mercados que melhor se encaixam no perfil de produtos e serviços de sua empresa – e apareça! Busque ser “o maior peixe do lago”. Na medida em que você atende com sucesso novos clientes, você tem uma boa chance de se tornar o fornecedor preferido.

O SAC de sua Empresa Funciona?

Empresas de todo o mundo já perceberam que oferecer seus produtos e serviços com qualidade e preço justo não é sinônimo de competitividade e nem de diferencial num mundo globalizado.

O consumidor está muito mais exigente. Uma marca ganha destaque se oferecer qualidade também nos serviços pós-venda além, é claro, da cordialidade com que trata seus clientes.

E é nesse momento que o SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor torna-se uma importante ferramenta, já que tornou-se o braço “receptivo” do contato com o cliente.

Além de ouvir reclamações e sugestões, esse serviço permite realizar planejamentos mercadológicos e pesquisas de opinião. A globalização, o mercado mais competitivo, a preocupação com a qualidade total, o crescente avanço da tecnologia e a crise financeira, estão afetando diretamente as relações de consumo.

Dessa forma, fica clara a importância de analisar e conhecer muito bem o seu público consumidor, para atendê-lo de forma personalizada, buscando responder às suas necessidades, desejos, carências e, de certa forma, superar suas expectativas.

Sendo assim, as organizações estão conscientes de que sua sobrevivência depende da fidelização de seus clientes e é nesse momento que o SAC tornou-se um importante aliado.

Você acha que o SAC de sua empresa é eficiente? Afinal, ele deve contribuir para a satisfação do seu cliente, além de reunir dados para futuros planejamentos. Caso sua resposta deixe dúvidas, aproveite o inicio do ano para aprimora-lo.

Qualidade em Vendas

Ano novo, época para rever e programar as ações da sua empresa ao longo de 2004. Esse é o período ideal para treinar e reciclar as equipes, buscando o aperfeiçoamento no atendimento oferecido aos clientes, nas vendas, nas negociações e na apresentação dos benefícios da aquisição do seu produto e serviço.

Além disso, é preciso pensar na construção de argumentos consistentes e que demonstrem claramente aos clientes que eles são únicos e que sua empresa tem o que eles precisam.

Mas para obter um retorno satisfatório é necessário procurar as técnicas em treinamento para equipes oferecidas no mercado. Investir num programa que tenha como objetivo desenvolver a equipe de vendas para analisar a situação daquela venda potencial e propor a solução ao cliente.

Com a concorrência aumentando a cada dia é preciso transmitir de forma clara o benefício que o produto ou serviço traz para quem vai adquiri-lo. Os produtos por si só já não trazem diferenciais únicos e específicos, afinal a concorrência estimula o poder de comparação do consumidor.

Agora se coloque no lugar de seu cliente: você voltaria a comprar de uma empresa que demonstrou um atendimento nada profissional?

Por isso, nessa hora entra o diferencial oferecido por sua empresa, que deve começar pelo atendimento adequado, buscando a qualidade nas vendas em todas as etapas desse processo. Pense bem nisso e comece o ano investindo num treinamento sério, visando cada vez mais conquistar qualidade total em suas vendas.