Marketing 4D: como potencializar campanhas online

São quatro os elementos essenciais que precisam ser observados por qualquer empresa que queira alcançar bons resultados em iniciativas de marketing digital: a Estratégia, a Tecnologia, as Operações e as Interações. A ExactTarget, após anos de experiência atuando neste mercado, nomeou esses quatro “pilares” de “As Quatro Dimensões do Marketing Interativo”. A empresa oferece esse conjunto de preceitos como um serviço consultivo: a análise do marketing 4D é realizada em todos os potenciais clientes ExactTarget como forma de ajudá-los a norteá-los e alcançar todo o potencial do marketing cross-channel.

O grande objetivo do Marketing 4D é permitir uma abordagem holística para formular estratégias com fundações e tecnologias sólidas, além de operações que criem ações relevantes de interação com assinantes de e-mail e seguidores nas redes sociais. Uma vez que a estratégia, a tecnologia e as operações não são elementos visíveis para os consumidores, eles desempenham um papel crítico para alcançar todo o potencial dos programas de marketing interativo.

Pense nesse cenário como um iceberg: somente a parte mais alta é visível, mas sem toda a outra parte submersa o gelo simplesmente não flutuaria. Vamos então examinar cada uma dessas dimensões para entender seu papel nas iniciativas de marketing interativo.

Dimensão 1: Estratégia

A natureza inflexível da gestão das campanhas de marketing tradicionais costuma resultar em milhões de dólares perdidos, além de uma experiência ruim para o consumidor. Atualmente, milhões de interações em tempo real acontecem enquanto um único e-mail é pensado, desenvolvido e enviado.

É possível maximizar o resultado das campanhas de marketing interativas combinando capacidades de gestão com a habilidade de incorporar interações em tempo real através de mídias como e-mail, dispositivos móveis, redes sociais e sites da internet. Uma estratégia alinhada com os objetivos e funcionalidades do negócio é a melhor base para uma campanha de marketing.

Dimensão 2: Tecnologia

Fazer o melhor uso possível dos dados e dos sistemas disponíveis é importante para impulsionar às operações e interações com as campanhas. Os mais avançados programas de marketing interativo permitem uma visão unificada dos consumidores utilizando integrações e gerenciamento de dados. Ao unir dados de perfil e de sistemas CRM, web analytics, plataformas de ecommerce e qualquer outro sistema presente na infraestrutura, é possível capitalizar a tecnologia.

Dimensão 3: Operações

Máxima eficiência operacional é atualmente um pré-requisito para os times de marketing das empresas. Mas, com orçamentos restritos e pessoal limitado, como implantar e enviar as mensagens da empresa de forma eficiente?

Seja operando em um modelo de self-service ou suportada por um time de especialistas, toda empresa precisa de uma implantação completa, ou seja, fácil de entender e com automação de processos, tornando as possíveis operações mais eficientes e aumentando o tempo disponível para evoluir de forma estratégica os programas de marketing interativo.

Dimensão 4: Interações

Com uma base sólida nas outras dimensões já citadas, a empresa poderá criar, gerenciar e capitalizar interações mais relevantes com os clientes. É possível assim concentrar esforços em aumentar os ganhos durante o ciclo de vida do consumidor entregando comunicações relevantes e em tempo real.

As Quatro Dimensões do Marketing Interativo podem contribuir para um programa sofisticado de reforço da marca, conectando a companhia com clientes atuais e potenciais para alcançar um retorno sobre o investimento (ROI) sem paralelos através de uma mistura balanceada de tecnologia e serviços. Ao reconhecer custos e eficiências dos processos, aprimorar ciclos de desenvolvimento e aproveitar o poder da tecnologia cross-channel integrada, a empresa pode elevar suas iniciativas de marketing interativo a um elevado patamar.

Por Edson Barbieri, Managing Director da ExactTarget LATAM.

Fonte: Adnews

“Hope Soap” reduz doenças entre crianças africanas

Uma das principais causas de morte no continente africano é a falta de higiene. As pessoas que sofrem com a pobreza extrema não podem contar com nada para manter limpo o espaço onde elas vivem.

Esse problema não afeta somente as crianças, mas toda a população. A falta de higiene faz com que eles sofram de diarreia, febre tifoide, pneumonia e cólera, provocando a morte, na maioria, crianças.
A melhor forma de evitar isso é muito simples: lavar as mãos com frequência. Mas como fazer as crianças se interessarem se não faz parte do hábito deles? Para resolver essa situação, a agência Young & Rubicam desenhou “Hope Soap”.

A ideia é uma barra de sabão com um brinquedo dentro. As crianças lavam as mãos todos os dias, e assim, conseguem pegar o carrinho ou uma boneca. A ação reduziu as enfermidades em 70% na comunidade de Blikkiesdorp, uma das mais pobres e marginalizadas da África do Sul.

Fonte: Promoview

Samsung desafia pessoas com testes de sobrevivência

Depois da Heineken e sua Departure Roulette, agora é a vez da Samsung mergulhar no universo das webséries de aventura com SOS Island: Survival of the Smartest – uma espécie de versão branded de survivor.

A primeira fase, já em andamento, é a seleção de 16 competidores que passarão por um treinamento com o especialista em sobrevivência Les Stroud.
Podem se inscrever pessoas de todo o mundo, desde que tenham mais de 18 anos, estejam disponíveis entre 30/09 e 09/12 e que sejam elegíveis para o visto norte-americano.

Durante o treinamento, previsto para acontecer durante uma semana, oito competidores já serão eliminados, enquanto outros oito seguem para uma ilha do Caribe. Lá, a “luta pela sobrevivência” dos participantes será transmitida ao vivo pelo YouTube e Facebook, e o público poderá votar em seus favoritos via Twitter, Facebook e Instagram.

Além da sobrevivência, os competidores vão enfrentar desafios em que terão de mostrar suas habilidades fotográficas utilizando produtos da Samsung, como o smartphone Galaxy S4 e a câmera Galaxy NX. O prêmio para todo esse esforço será uma ilha, no valor de US$ 100 mil.

Por trás de toda essa produção está o especialista em reality-shows Craig Borders, que acredita no potencial deste projeto, que apesar de “ambicioso, tem tudo para ser inesquecível”.

Fonte: Promoview

Innova cria espaço da Vivo na ABTA 2013

A Innova – All Around The Brand foi a responsável pela criação e ativação de espaço de relacionamento da Vivo na Feira e Congresso ABTA 2013, considerado o maior evento de TV por assinatura e banda larga da América Latina.

Baseada no conceito já utilizado pela marca, “A TV que impressiona”, e com objetivo posicionar a Vivo TV Fibra como sinônimo de inovação e qualidade, a Innova criou um espaço que chamou a atenção, por sua cenografia e interação com o público.

Lá, conteúdo e tecnologia estiveram reunidos a fim de apresentar a evolução da TV por assinatura. Também foram demonstrados os serviços Vivo TV, Vivo TV Fibra e o Vivo Play.

Fonte: Promoview

Cerveja Polar cria ´anulador de celular´

Enquanto se está rodeado de amigos em uma mesa de bar, duas coisas realmente importam: a cerveja gelada e as boas companhias. Para que as pessoas pudessem desfrutar melhor dos momentos de confraternização como este, a Polar desenvolveu, em parceria com a agência Paim, um porta-garrafa diferente. Além de manter o produto gelado, a "cervegela" de Polar serve também para banir os amigos que não conseguem desgrudar de seus celulares.

Para evitar que o telefone móvel se transformasse em protagonista dos "happy hours", a Polar inventou o Anulador de Celular Polar que funciona da seguinte maneira: a partir do momento em que a garrafa de Polar é colocada na cervegela, o sinal de todos os celulares e smartphones daquela mesa são bloqueados.

"A ideia é possibilitar que outras pessoas possam experimentar os efeitos do Anulador de Celular. Se desconectar do mundo – mesmo que seja por alguns minutos – em prol de boas companhias, um bom papo e uma cerveja gelada, é sempre válido", comenta Taciana Ávila, gerente de comunicação da marca.

E quem quiser conhecer o Anulador de Celular Polar poderá descobrir, por meio de um aplicativo no Facebook (www.facebook.com/cevapolar).

Fonte: Cidade MArketing