São quatro os elementos essenciais que precisam ser observados por qualquer empresa que queira alcançar bons resultados em iniciativas de marketing digital: a Estratégia, a Tecnologia, as Operações e as Interações. A ExactTarget, após anos de experiência atuando neste mercado, nomeou esses quatro “pilares” de “As Quatro Dimensões do Marketing Interativo”. A empresa oferece esse conjunto de preceitos como um serviço consultivo: a análise do marketing 4D é realizada em todos os potenciais clientes ExactTarget como forma de ajudá-los a norteá-los e alcançar todo o potencial do marketing cross-channel.
O grande objetivo do Marketing 4D é permitir uma abordagem holística para formular estratégias com fundações e tecnologias sólidas, além de operações que criem ações relevantes de interação com assinantes de e-mail e seguidores nas redes sociais. Uma vez que a estratégia, a tecnologia e as operações não são elementos visíveis para os consumidores, eles desempenham um papel crítico para alcançar todo o potencial dos programas de marketing interativo.
Pense nesse cenário como um iceberg: somente a parte mais alta é visível, mas sem toda a outra parte submersa o gelo simplesmente não flutuaria. Vamos então examinar cada uma dessas dimensões para entender seu papel nas iniciativas de marketing interativo.
Dimensão 1: Estratégia
A natureza inflexível da gestão das campanhas de marketing tradicionais costuma resultar em milhões de dólares perdidos, além de uma experiência ruim para o consumidor. Atualmente, milhões de interações em tempo real acontecem enquanto um único e-mail é pensado, desenvolvido e enviado.
É possível maximizar o resultado das campanhas de marketing interativas combinando capacidades de gestão com a habilidade de incorporar interações em tempo real através de mídias como e-mail, dispositivos móveis, redes sociais e sites da internet. Uma estratégia alinhada com os objetivos e funcionalidades do negócio é a melhor base para uma campanha de marketing.
Dimensão 2: Tecnologia
Fazer o melhor uso possível dos dados e dos sistemas disponíveis é importante para impulsionar às operações e interações com as campanhas. Os mais avançados programas de marketing interativo permitem uma visão unificada dos consumidores utilizando integrações e gerenciamento de dados. Ao unir dados de perfil e de sistemas CRM, web analytics, plataformas de ecommerce e qualquer outro sistema presente na infraestrutura, é possível capitalizar a tecnologia.
Dimensão 3: Operações
Máxima eficiência operacional é atualmente um pré-requisito para os times de marketing das empresas. Mas, com orçamentos restritos e pessoal limitado, como implantar e enviar as mensagens da empresa de forma eficiente?
Seja operando em um modelo de self-service ou suportada por um time de especialistas, toda empresa precisa de uma implantação completa, ou seja, fácil de entender e com automação de processos, tornando as possíveis operações mais eficientes e aumentando o tempo disponível para evoluir de forma estratégica os programas de marketing interativo.
Dimensão 4: Interações
Com uma base sólida nas outras dimensões já citadas, a empresa poderá criar, gerenciar e capitalizar interações mais relevantes com os clientes. É possível assim concentrar esforços em aumentar os ganhos durante o ciclo de vida do consumidor entregando comunicações relevantes e em tempo real.
As Quatro Dimensões do Marketing Interativo podem contribuir para um programa sofisticado de reforço da marca, conectando a companhia com clientes atuais e potenciais para alcançar um retorno sobre o investimento (ROI) sem paralelos através de uma mistura balanceada de tecnologia e serviços. Ao reconhecer custos e eficiências dos processos, aprimorar ciclos de desenvolvimento e aproveitar o poder da tecnologia cross-channel integrada, a empresa pode elevar suas iniciativas de marketing interativo a um elevado patamar.
Por Edson Barbieri, Managing Director da ExactTarget LATAM.
Fonte: Adnews