A gestão de informação

Em época de Wikileaks e de Edward Snowden, a informação deixou de ser algo trivial para se tornar elemento de cobiça e o principal nutriente do poder. Não é apenas a informação que pode ser garimpada na esguia e sorrateira esquina do mundo cibernético, que resulta em força e poder. Existem milhares de informações que estão soltas no espaço web, nas páginas de jornais e revistas, nas telas de tevês e computadores, nas ondas do rádio e dos smatphones, nas conversas de bares, no transporte coletivo, enfim, em todos os lugares; são fontes de riquezas para quem souber tirar o melhor proveito.

Uma empresa que hoje trabalha apenas dentro de sua fronteira corporativa corre o risco de dormir como um Eike Batista bilionário e acordar como um “simples” milionário. Como diria a vovó: um olho no peixe e o outro no gato. O mundo dos negócios é implacável. E implacável tem que ser a gestão de informação.

As corporações têm que preparar suas equipes dentro do plano técnico, tático e estratégico para lidar e atuar com diferentes cenários e oportunidades. A inspiração e a inovação clamam por alimentos que deem sustentação aos seus insights. É preciso dotar cada funcionário de perguntas e respostas que desafiem seu dia a dia.

Uma empresa que fabrica canetas não pode lamentar a chegada de um arsenal de computadores, mas deve ampliar seu leque de visão e descobrir oportunidades para reposicionar seu produto num mercado que, muitas vezes, ainda não descobriu sua real capacidade. E isto só acontece quando as pessoas são dotadas de informações precisas e pontuais para ampliar a visão e a riqueza da mente na exploração de novas possibilidades.

A gestão de informação é muito mais estratégica do que possa pensar nossa vã filosofia. É a impulsora de novos negócios, não apenas na concepção de produtos e serviços, mas também e, principalmente, em saber cada vez mais lidar com o ser humano – a razão de tudo.

Fonte: Administradores

Como escolher um bom fornecedor web

No processo em que você avaliar um possível fornecedor, procure fazer estas perguntas:

– O design é feito por um diretor de arte ou designer que realmente entende de design para web, considerando estudos sobre o público alvo para melhor utilização de cores, formas, etc.?

– Este design é pensado de modo a atrair e manter a atenção do internauta, conduzindo seu olhar ao longo das informações que se quer passar?

– São utilizados estudos sobre como o internauta navega em um site?

– O layout será exclusivo (sem uso de templates) e pensado para perfeito funcionamento em todos os navegadores?

– Haverá otimização do site para buscadores como Google, Yahoo!, Bing, etc.?

– O site terá validação do código para questões de acessibilidade? Ou seja: mesmo quem é deficiente visual poderá acessar o site sem erros? Isso também contribui para o site ficar melhor posicionado nos buscadores.

– A URL será amigável (ou seja: o “caminho” que consta na barra de endereços pode ser lida em qualquer das páginas)? É mais um recurso que contribui para melhor posicionamento nos buscadores.

– O gerenciador de conteúdo do site é amigável, para fácil atualização de conteúdo, imagens, vídeos, etc., também contribuindo para que o site suba no ranking das pesquisas, graças ao conteúdo facilmente disponibilizado?

– O fornecedor tem baixo índice de chamados de suporte por problemas dos seus sites, se não inexistente?

– Conta com alto índice de indicações de novos clientes partindo de clientes atuais e parceiros?

– O mesmo fornecedor pode prestar os serviços de tradução de conteúdo (através de parceiros), consultoria, hospedagem, e-mail marketing, campanhas de links patrocinados, desenvolvimento de identidade visual?

– O desenvolvimento dos sites ocorre dentro das normas do W3C (padrão internacional que visa tornar a web disponível para qualquer pessoa, em qualquer hardware)?

– Nos pedidos feitos pelos clientes, o atendimento é sem necessidade de retrabalho?

O ideal é que todas as respostas sejam afirmativas. Fique atento e faça valer o investimento em desenvolvimento web.

Fonte: Administradores

A importância de todos os clientes

Autor: Marcos Morita

Muitas empresas demonstram grande preocupação em atrair novos clientes, muitas vezes até se esquecendo daqueles que já conquistaram. O erro é comum e se repete nos mais variados portes e segmentos empresariais. Mas, lembre-se que cliente é bom, é cliente satisfeito. É aquele que indica a empresa aos amigos e não aos inimigos. Veja então algumas dicas para reter e encantar seus clientes.

Encante seu cliente

Encantar significa superar, ultrapassar, exceder as expectativas dos consumidores, as quais são formadas com base em diversos fatores, tais como: (a) experiências passadas, (b) boca a boca e (c) valor ou importância relativa. O primeiro item se refere às compras realizadas no mesmo estabelecimento, concorrentes ou prestadores de serviços similares. O velho boca a boca é um dos quesitos de maior peso, haja vista o sucesso das redes sociais. A importância relativa se refere ao valor monetário: um carro, uma casa ou uma prestação de serviços interferem na formação das expectativas.

Faça o "wow" acontecer!

Para encantar o cliente vá além do script, antecipando-se às necessidades de maneira que o "wow" aconteça. Pense em quantas vezes você disse "wow"! nos últimos meses por um serviço ou produto adquirido. A Apple é um case de sucesso, cujos produtos inovadores são aguardados com ansiedade por seus fãs. Quanto ao setor de serviços este processo é um pouco mais complexo, devido às variações inerentes ao contato humano, característica denominada como inseparabilidade. Há alguns exemplos clássicos, tais como a empresa aérea Tam, a qual nas épocas áureas de seu fundador Amaro Rolim, foi considerada como uma das empresas que melhor encantavam seus clientes.

Treine, treine, treine!

O encantamento é construído com a excelência no atendimento, também chamado de momento da verdade, na qual consumidor e empresa encontram-se frente a frente. Um atendente mal humorado, mal informado ou mal contratado pode arrasar a imagem da empresa. Por esta razão as empresas com excelência devem saber contratar, capacitar, motivar e recompensar seus funcionários. A autonomia ou empowerment (delegação de poderes) deve ser também encorajada de maneira que os funcionários possam tomar decisões rápidas quando necessário, evitando burocracias e processos demorados. Quanto mais rápido uma insatisfação for resolvida, maiores as chances de reconquistar o cliente.

Trate-os como gostaria de ser tratado

Investir no layout e na decoração de seu estabelecimento é algo extremamente importante, denominado na teoria como evidências físicas. São partes integrantes do processo de excelência e do atendimento. Grande parte das empresas tem investido em instalações mais confortáveis: ar condicionado, layout refinado, cafés, revistas, livros, salas de espera, concierge, manobristas. Em alguns casos, podem tornar-se fonte de receitas, além de ajudarem a criar o clima de encantamento aos clientes.

Aproveite os benefícios do "wow"!

Clientes encantados costumam ser mais fiéis, traduzindo-se em uma repetição de compras. Estudos comprovam que o custo de manter um cliente é menor que adquiri-lo. As operadoras de celular são mestres nesta estratégia, oferecendo pacotes atraentes para "roubar" clientes da concorrência, sacrificando suas margens. Em alguns casos agem como embaixadores, divulgando-a aos seus parentes, amigos e sua rede virtual de contatos.

Apesar das nuvens que se avizinham, os empresários podem garantir um ano bastante saudável, através da criação de mais momentos "wow"! Conhecimento profundo das necessidades dos clientes, treinamento, autonomia à linha de frente e alinhamento entre discurso e prática, são alguns dos requisitos necessários para a obtenção de clientes mais fiéis, os quais satisfeitos, talvez sejam mais falantes que a atual ocupante da cadeira presidencial.

Marcos Morita é professor da Universidade Mackenzie e professor tutor da FGV-RJ.

Fonte: ClienteSA

Grêmio realiza viagem para aproximar torcedores

O Departamento Consular do Grêmio realizará uma viagem pelo Brasil para aproximar o clube dos torcedores que residem fora de Porto Alegre. O roteiro prevê visitas a cidades das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Ao todo, a comitiva passará por 16 cidades de nove Estados brasileiros, entre elas Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Goiânia(GO) e Palmas(TO). A viagem durará 20 dias.
Para promover o clube, além de viajar em um ônibus envelopado com as cores gremistas, serão levados produtos da GrêmioMania, loja oficial do clube gaúcho, para que os torcedores possam comprar. Além disso, os ídolos da equipe Jardel e Mazzaropi estarão presentes em alguns momentos da viagem.

“O objetivo nosso é fazer a aproximação com o torcedor que vive fora do Rio Grande do Sul. Para isso é importante a nossa presença. Realizamos outra viagem nos mesmos moldes no primeiro semestre e os resultados foram muito positivos”, comentou o diretor consular adjunto, Roger Foresta.

Fonte: Promoview

Ceará convida pais alvinegros a visitarem o clube

O Ceará resolveu lançar uma ação de marketing promocional como forma de homenagear os pais que torcem pelo clube. No dia 17/09, os papais alvinegros serão as grandes estrelas do programa “Por Dentro do Vozão“.

Os torcedores oficiais terão a oportunidade de conhecer as dependências do clube. O tour incluirá visitação à academia, ao departamento médico, hotel, vestiários e ao campo de jogo.

Para participar, o torcedor tem de enviar uma foto para o e-mail [email protected], com nome completo (dos dois participantes), o número de matrícula, respondendo à seguinte pergunta: Porque seu Pai é o Mais Querido?

Os autores das melhores frases serão convidados a conhecer o clube de perto. As fotos serão postadas na fan page do “Vozão” no Facebook e os donos da foto mais curtida ganharão um presente especial após a visitação.

Fonte: Promoview