Um Brinde como Presente Especial

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Produtos duráveis e personalizados são cada vez mais valorizados no mercado promocional.

Quando uma empresa pensa em oferecer um brinde o principal objetivo é fazer com que sua marca seja sempre lembrada pelos clientes. Se o objeto ofertado for um produto durável como, por exemplo, um copo de cristal ou uma caneca de vidro, o resultado é mais satisfatório, pois, além de divulgar a mensagem da empresa, o brinde terá, também, utilidade para quem o recebe.
Nesta tendência, o mercado vem requisitando, com maior freqüência, produtos feitos em vidro, como os copos de cristal e as canecas, citados anteriormente. Além da utilidade, do design diferente e das cores, estes produtos vêm cumprindo um importante papel na indústria do setor: geram empregos diretos na produção já que, embora muitas indústrias utilizem máquinas modernas para a produção em série, um produto especial é mais valorizado quando tem agregado, em sua composição, o trabalho artesanal, principalmente no setor de decoração das peças. Por isso, este segmento vem sendo bastante apreciado pelas empresas que buscam diferenciação no mercado de brindes promocionais.

Técnica artesanal resiste ao tempo
Até o início do século XX, a produção de vidro era totalmente artesanal, utilizando-se as técnicas de sopro e de prensagem. A indústria só evoluiu para a produção em massa com o aperfeiçoamento dos moldes e o advento dos fornos contínuos, que começaram a ser produzidos a partir dos anos 40.
Existem duas maneiras de imprimir a marca da empresa (logotipo ou logomarca) nos copos e canecas de vidro: por aplicação em silk ou por adesivo. Na primeira, a estampa é aplicada diretamente na peça com jato de tinta já, na segunda opção, o decalque e impresso em papel e depois transferido para a superfície do vidro. A vantagem é que a figura, uma vez gravada, não desbota e nem se degrada com o tempo, fazendo com que a marca do cliente tenha vida eterna, isto é, enquanto o brinde durar.
No Brasil, segundo a Abividro – Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro – existem mais de 200 fabricantes nacionais, sendo que 24 empresas possuem processo de produção totalmente automatizado.

Os copos e as canecas de vidros podem ser requisitados para campanhas de lançamento como, por exemplo, na divulgação de uma nova marca de bebida; em datas especiais – uma caneca comemorativa ao aniversário da empresa -, ou mesmo como prêmio: junte tantas tampinhas de refrigerantes e receba um copo para formar sua coleção.
Isso demonstra o quanto o vidro é um material versátil e útil para a produção de brindes personalizados, duráveis e úteis.

Fonte: Ewerton Ruvolo, sócio-diretor da RI4.

Márcia Mariano
Jornalista – MTB 16.770 -RJ

Deixe uma resposta