10 mentirinhas corporativas que você está cansado de ouvir (ou de dizer)!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

No mundo corporativo vale quase tudo para manter o cargo, a produtividade, a lucratividade, o cliente, a carreira, a reputação. Para muitas pessoas vale até contar mentirinhas leves, porém para elas necessárias, para que uma determinada situação saia do controle. Uma hora na vida profissional você acaba usando desse artifício.

Dizer mentiras, inventar desculpas ou criar justificativas absurdas pode ser inclusive um aspecto cultural da vida empresarial. Você vê a pessoa falando, sabe que é mentira, mas responde dizendo “Sei, tudo bem, acontece, né?”. Em muitos casos não vale a pena desvendar a verdade, pois isso poderia destruir uma relação profissional. Engole-se a mentirinha e tá tudo bem.

Veja algumas das mentiras corporativas mais usadas:

1- Já tô chegando, chefe!
O “já tô chegando” pode indicar que a pessoa vai demorar pra chegar. Provavelmente ela acabou de sair de casa. Por algum motivo que não vale a pena ser justificado ela não conseguiu sair no horário certo (perdeu a hora de acordar, tá de ressaca, brigou com a(o) esposa(o)…). Se o “já tô chegando” vier acompanhado de um “já tô bem aqui, na Av XYZ…”, desconfie: tanta justificativa pode vir apenas para reforçar a mentira.

2- O diretor não está no momento
Essa se vê muito em filmes. Muitas vezes quando se diz que o diretor, o presidente, o gerente-geral ou outro grandão da empresa não está, ele na verdade está, mas não pra você.

3- O relatório? Tá quase pronto!
Quando você vir um colega de sala falar ao telefone com o chefe dizendo “o relatório tá quase, quase pronto”, observe-o. Depois de encerrar a ligação, ele irá voando pro computador digitar feito o Flash pra finalizar o danado do relatório. Tem ainda quem complemente com um “só falta imprimir”.

4- Tivemos um problema com nosso caminhão e por isso não conseguimos entregar
É horrível esperar por um produto que você comprou e está louco para começar a usar, não é? Quando a entrega atrasa dá um desespero, mas o pior é ouvir desculpa esfarrapada da empresa da qual você comprou. “Nosso caminhão teve um problema” ou “Nosso entregador não pode vir hoje” são desculpas, ou mentiras, fortemente usadas. Geralmente nesse caso a empresa teve mais entregas que a sua capacidade e, para não perder esse faturamento, deu um jeito de entregar tudo que pode e quem não teve sorte ficou pro dia seguinte, mesmo fora do prazo. Dizem também “Amanhã pela manhã, sem falta, você receberá”, e o produto demora uns 2 dias pra chegar.

5- Vou precisar sair mais cedo para…
Frase muito usada quando se quer começar mais cedo o happy hour, quando se vai encontrar com a nova namorada ou quando precisa-se de mais tempo para estudar para a prova da faculdade. Quando se tem um forte motivo, por exemplo para ir visitar um parente internado do hospital, o funcionário pede humildemente ao superior, muitas vezes comprovando essa necessidade com atestados ou outros documentos. Dá pra ver na cara da pessoa que ela está sendo sincera. Mas quando ela pede pra sair antes do término do expediente já arrumando as coisas, praticamente na porta de saída, tanta pressa pode significar que o motivo é fútil.

6- Chefe, tô mal, não vai dar pra eu ir hoje
Essa é velha conhecida do RH. Tem empresa que vai regularmente a hospitais para comprovar se os atestados entregues por funcionários são verdadeiros. É que tem funcionário que liga pro trabalho dizendo que está doente, vai pra gandaia e à noite vai no médico mais próximo, fingindo um monte de dores e desconfortos para que ele lhe emita um atestado de liberação por um dia. Quando não conseguem, muitos deles falsificam atestados para garantir que não perderão o dia.

Para quem usa dessa tática: essa não é uma mentirinha, é picaretagem, passível de demissão por justa causa e de uma mancha bem grande na sua carreira.

7- Essa ideia fui eu que tive!
Não minta isso na minha frente porque você pode levar um soco na boca! Já viu coisa mais podre no trabalho que alguém roubar aquela sua brilhante ideia, preparar e apresentar ela sem você saber e depois gritar para os sete ventos que foi ele quem fez tudo sozinho, da concepção até a finalização? Eu não tenho sangue de barata para aguentar uma injustiça dessas, mas, infelizmente, acontece-se muito, especialmente nas grandes empresas que têm como parte de sua cultura empresarial a competitividade agressiva.

Você já ouviu ou disse alguma das mentiras listadas? Comente e levante o debate!

Obs: Era pra ser 10 mentiras, mas coloquei 7 porque não deu tempo de digitar o restante. É sério

Fonte: www.pontomarketing.com

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×