•A comercialização e a inovação constituem as áreas básicas para a fixação dos objetivos;
•É nelas que a empresa colhe seus resultados;
•É pelo desempenho nessas áreas e pelas contribuições que nelas presta que seus clientes lhes pagam;
•Todos os objetivos das empresas devem estar ligados as realizações, visando ao fazer e não às boas intenções.
Objetivos – I
•O Marketing e a Inovação;
•A decisão de concentrar-se e a decisão referente à posição da empresa no mercado;
•Necessidade de objetivos relativos a todos recursos: recursos de pessoal, recursos de capital, recursos de instalações e recursos físicos básicos – ,sua obtenção, utilização e produtividade;
•São necessários objetivos relativos à dimensão social da empresa, às suas responsabilidades sociais e às repercussões sociais de sua atividade.
•Em todas essas áreas, a pequena empresa precisa tanto de objetivos claros como a grande empresa.
Objetivos – II
•O Lucro e a Lucratividade aparecem ao final do processo;
•Constituem necessidades relativas à sobrevivência da empresa, exigindo portanto objetivos próprios;
•Mas a lucratividade necessária impões também limites sobre todos os outros objetivos;
•É necessário submeter os objetivos a comparações – compará-los uns com os outros, em termos dos diversos requisitos do curto e longo prazo, e compará-los com os recursos disponíveis.
Fixação de Prioridades
•Os dois orçamentos relacionados com o futuro – o das despesas de capital e o das despesas administrativas – expressam também as prioridades fixadas pela direção.
•O mecanismo chave é o ORÇAMENTO das despesas de capital e das despesas administrativas.
•Detalhe sabe-se que:
•Nenhuma empresa pode fazer tudo;
•A pior coisa é tentar fazer um pouco de tudo, pois acaba-se não fazendo nada;
•Fixar prioridades é arriscado, mas é necessário;
•Não existem fórmulas mágicas e é necessário que alguém tome a decisão.
Objetivos e Ação
•Transformar objetivos em ação, como? eis a questão:
•Qual é o nosso ramo, qual será ele e qual deve ser?, raciocinar-se através de objetivos é a ação, não o conhecimento teórico;
•O que se pretende é concentrar as energias e os recursos da organização nos resultados corretos;
•O produto final de análise da empresa é constituído, portanto, de programas de trabalho e de atribuições de serviços específicos e concretos;
•Metas definidas e responsabilidades claras;
É necessário transformar em ações, caso contrário serão só sonhos.
As analises acima, são fundamentadas no que o pai da administração dizia, sua base é sólida seu argumento é comprobatório, portanto, assim presto o mínimo do que aprendi a ele.
Peter Ferdinand Drucker
O titulo do que aqui expus, pode na sua sequência não falar tanto de estratégias, mas deixo bem claro que os fundamentos: comercializar e inovar, com objetivos, metas e planejamento, são as estratégias chave para o pequeno ou grande resultará somente em sonhos e não em realizações, se não forem seguidos não importando o grau de dificuldades que se venha a enfrentar em uma organização grande,média ou pequena,o trabalho é o mesmo.
Fonte: Administradores