A água nossa de cada dia.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Para celebrar o Dia Mundial da Água, empresas e veículos realizam ações de conscientização em diferentes canais

Idealizado há 18 anos pela ONU, o “Dia Mundial da Água” – comemorado nesta terça-feira, 22 de março – tem como objetivo promover a discussão e a conscientização acerca do uso da água no planeta. Com o tema “Água limpa para um mundo saudável”, a data inspirou muitas ações em 2010, e chega neste ano com uma nova proposta de discussão: “Água para as cidades – respondendo ao desafio urbano”. E, como não poderia deixar de ser, várias empresas aproveitam este evento para tematizar sua comunicação e/ou anunciar suas “conquistas” e responsabilidade em relação ao assunto.

Desde edições especiais de revistas – como, por exemplo, a “National Geographic Brasil Especial Água” – a ações mais radicais, como a criada pela agência Staff para a rede de Supermercados Princesa – onde as garrafas e galões de água foram deslocados para uma prateleira mais alta, dificultando o acesso – o assunto é o principal tema desta terça-feira.

Na mídia impressa, anúncios institucionais de empresas apareceram para fazer menção à data: a Coca-Cola, por exemplo, veicula uma campanha assinada pela DPZ que fala sobre a política mundial seguida pela empresa para recursos híbridos, baseada em três “R’s”: “redução da água usada na produção de bebidas”, “reciclagem da água restante do processo para outros usos” e “reposição da água às comunidades e à natureza”.

No meio digital, a discussão atinge um nível ainda maior: a Fundação SOS Mata Atlântica promove, durante esta tarde, um bate-papo ao vivo com Dilma Penna, presidente da Sabesp, transmitido pela rede social Conexão Mata Atlântica. Já a agência Rae,MP decidiu chamar atenção à data dando uma roupagem especial para seu site e suas redes sociais. A agência ainda disponibiliza um contador de consumo que regista em tempo real os bilhões de litros de água gastos em todo o mundo.

A Leo Burnett, por sua vez, também participa da data por meio de peças em mídia impressa e rádio: inspirada pela carta de uma professora que mora em Sendai, no Japão, a agência criou anúncio para o Instituto Akatu, veiculado nos jornais Valor Econômico, Destak e Metro e nas rádios Mix e Oi FM. Nele, a mensagem passada é que a água pode – mesmo nas piores situações, como o tsunami que atingiu o país – despertar o melhor das pessoas. Isto é explicado através da carta da professora Anne, que relata um crescente sentimento de solidariedade e compaixão nas cidades atingidas pela tragédia.

Conscientização

Além de anúncios e debates, algumas empresas decidiram investir em ações específicas para a conscientização. Um exemplo é a Droga Raia que, em parceria com a PuraInova, irá distribuir – entre os dias 18 e 27 de março – 12 mil garrafas de água mineral com mensagens que levam à reflexão sobre o uso consciente do líquido.

A empresa especialista em soluções hidráulicas Víqua, promove em Joinville – cidade-sede da empresa – a campanha “Parceiros da água – na luta por um mundo melhor”. Desenvolvida pela agência e21, a ação é uma parceria com a Companhia Águas de Joinville, e promoverá – além de palestras educativas com a população para reforçar a conscientização sobre o uso responsável da água – uma competição entre condomínios de vários bairros da cidade. O condomínio que mais economizar água durante os meses de maio, junho e julho ganhará uma torneira com arejador por apartamento. E o residencial que mais economizar ainda poderá escolher uma escola da rede municipal que será beneficiada com uma reforma realizada pela Víqua. A campanha possui um site especial onde os internautas podem conferir mais informações.

A Mexichem Brasil, detentora da marca Amanco, também propõe a discussão, mas de uma maneira diferente: o livro Hydros IV – que discute, através de fotografias e informações, o consumo de água no cotidiano – está sendo lançado no mundo inteiro neste “mês da água”, tendo também suas fotografias expostas, a partir de hoje, na estação Sé de metrô.

Movimento Cyan

Uma das maiores novidades no Dia Mundial da Água de 2010 foi o surgimento do Movimento Cyan: criado pela Loducca para a Ambev, o movimento tinha como objetivo chamar a atenção para o valor da água. Em ação inusitada, “coloriu” de azul o primeiro caderno dos dois maiores jornais de São Paulo, “O Estado de São Paulo” e “Folha de S. Paulo”. Segundo Ricardo Rolim, diretor de relações socioambientais da Ambev, “o principal objetivo do movimento é expandir para fora o que já fazemos dentro de casa” – fazendo referência ao Sistema de Gestão Ambiental (SGA), consolidado na Ambev há 19 anos.

Neste ano, o movimento invade os jornais mais uma vez: para anunciar a criação do Banco Cyan – um sistema de descontos em compras para quem economizar água – a Loducca inverteu a ordem dos cadernos nestes jornais, deixando o caderno Mercado (na Folha) e Economia (no Estado) antes do primeiro caderno. Desta maneira, a primeira notícia que o leitor verá será a criação do “banco de água”.

Feito em parceria com a Sabesp, o Banco Cyan funcionará da seguinte maneira: a pessoa cadastra o registro geral de seu imóvel (RGI) com o número que está nas contas de água e, caso aceite participar da iniciativa, receberá por e-mail a média de consumo no imóvel. Caso consiga qualquer redução em cima desta média, ganha pontos que podem ser trocados por descontos em sites de compra como Americanas.com, Submarino.com e Shoptime, assim como na Blockbuster. O banco estará disponível para os clientes dos 364 municípios atendidos pela Sabesp, totalizando 6 milhões de contas emitidas.

Desta maneira, a criação do banco – ferramenta que vinha sendo trabalhada desde o ano passado – é a maior novidade para este Dia Mundial da Água. “É o primeiro plano de relacionamento baseado pelo não consumo”, explica Guga Ketzer, sócio e diretor geral de criação da Loducca. “É uma ação extremamente contemporânea”, complementa.

Além da criação do banco, a Ambev e a Loducca promovem a conscientização do uso da água dentro e fora da internet: através de um aplicativo no Facebook, o Movimento Cyan incentivará as pessoas a convidarem umas às outras para um banho a dois, visando a economia (dupla) de água. A ação marcará presença nos portais UOL e Terra, que ajudarão a divulgar o movimento.

Além disso, o movimento promoveu durante o dia de hoje – na OCA do Parque do Ibirapuera – um debate sobre o tema água com 16 convidados, dentre eles o publicitário Nizan Guanaes, o deputado federal Alfredo Sirkis (PV-RJ) e o artista Eduardo Srur.
Fonte:M&M Online

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×