A bola da vez do marketing: big data

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Uma das principais vantagens do marketing digital é a enorme quantidade de dados que ela disponibiliza sobre o comportamento dos consumidores. Por exemplo, quais produtos geraram maior interesse e compra, quais as principais reclamações, qual a mídia mais impactante, a que horas do dia as compras foram maiores.

Apesar de ser possível entender como o consumidor age, dificilmente se compreende por que razão ele toma aquelas atitudes. Para isso, o marketing sempre contou com a área de pesquisa. Assim, tudo aquilo que não se entende, se pergunta.

É justamente aí que surge uma das principais críticas aos modelos de pesquisa. Dependendo da forma como a pergunta é feita, ele condiciona a resposta. Em outras palavras, dificilmente a pesquisa consegue ser isenta do seu processo de investigação.

Na era das redes sociais, isso já não é mais verdade. Hoje é possível entender o comportamento do consumidor sem ter que questioná-lo. A grande quantidade de dados já está disponível na internet no formato de linguagem natural que as pessoas utilizam para falarem entre si. Para entender o comportamento do consumidor, basta ouvir o que eles estão dizendo!

O desafio não é mais criar o formulário com as perguntas para os consumidores, mas analisar e tabular a informação que se encontra de forma desestruturada. Essa é a grande fronteira do marketing atual, transformar a enorme quantidade de dados desestruturados em informação estruturada.

Para as empresas, essa é uma nova oportunidade de entender o consumidor e criar soluções relevantes. Para os profissionais que procuram uma área promissora a seguir, esta é sem dúvida a bola da vez

Fonte: Administradores.com

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