A Comunicação da Empresa

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Todos sabem o papel que a publicidade ocupa dentro do marketing de uma empresa. Mas nem todos conhecem os tipos de comunicação existentes e, muito menos, quando devemos utilizar cada um deles. Normalmente, podemos dividir a comunicação em três campanhas:
1 – Campanha Institucional
2 – Campanha Promocional
3 – Campanha de Divulgação
Nos três casos, o objetivo é o mesmo: tornar nossa marca ou produto conhecido e apreciado. Mas nem tudo para por aí. Em cada um dos casos, a forma como vamos expor o nosso produto ou marca na mídia vai determinar o público que queremos atingir e como fazê-lo.

Na Comunicação (ou campanha) Institucional, a empresa desenvolverá todo o trabalho, visando tornar a marca conhecida e fortalecendo sua imagem junto ao seu público alvo. A campanha institucional é algo muito comum de se ver hoje em dia. São as campanhas que comumente vemos na mídia de massa, como TV´s e revistas, que procuram passar a filosofia de trabalho da empresa e o posicionamento que adotam perante seus consumidores, concorrentes e toda a sociedade. Neste tipo de campanha, nunca veremos uma empresa falando explicitamente sobre os serviços e produtos que tem a oferecer. Ela não se trata de venda e, sim, de conquista. Da conquista da confiança das pessoas em tudo o que a empresa faz, do que é.
Já a Campanha Promocional tem seu foco totalmente voltado para a venda. Este tipo de ação geralmente é colocado em prática quando a empresa precisa estimular as pessoas a consumirem seus produtos. A ela sempre está agregado algum tipo de premiação, bonificação ao público que compra o produto em questão. Numa estratégia de comunicação, este tipo de campanha sempre é utilizado para alavancar as vendas de um produto em baixa, ou no lançamento de um novo produto de uma linha. Ela é muito utilizada por anunciantes que comercializam seus produtos através do comércio varejista.

A Campanha de Divulgação utiliza-se de ações onde o objetivo é divulgar o produto ou serviço que a empresa tem a oferecer para o seu público alvo. Este tipo de campanha geralmente é muito confundido com a comunicação institucional, mas são completamente diferentes. Como já foi descrita, a divulgação serve para falar do que sua empresa tem, para oferecer e a institucional mostra ao público o que sua empresa é.

A comunicação de divulgação também é chamada de campanha de sustentação e serve, principalmente, para manter o produto/serviço na lembrança do seu público alvo, mantendo as vendas estáveis, dentro dos objetivos da empresa.

Portanto, independentemente do tamanho da empresa e da verba que irá ser empregada, é importante se ter em mente que antes de aumentar as vendas é preciso conquistar a confiança do nosso público alvo. Seja através do trabalho de pré e pós-vendas ou através de um mega evento de comunicação. As pessoas precisam conhecer nossa empresa e nosso produto muito bem antes de adquiri-lo e, conseqüentemente, incorporá-lo ao seu cotidiano pessoal ou profissional.

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