A importância da logística para as empresas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A tempos as empresas buscam agilidades em seus processos . Pois como vivemos em uma época de globalização e com isso o mercado se torna cada vez mais competitivo . É extremamente importante que as empresas estejam antenadas para atender as expetativas dos seus cliente. E com isso conquistar seu espaço no mercado . Através de produtos e serviços de qualidade. Cumprindo seus prazos . E aumentandi suas margens de lucro .

Vários fatores são importantes para essas conquistas no mercado. E a logística é uma delas. Pois uma logística eficaz só traz resultados positivos a organização. Pois a logistica bem planejada envolvec quase todos os departamento de uma empresa . Desde a aquisição da matéria prima , até o produto acabado .

Mas para que a empresa tenha sucesso em sua logística , ela não depende apenas de sua organização , mais sim de um otimo relacionamento com seus fornecedores , que criam uma espécia de parceria . Onde os dois lados ganham . pois fornecedores e clientes devem falar a mesma língua. Ou seja , ambas devem ter um acordo que beneficie os doid lados .

Dentro da empresa os departamentos devem agir de forma integrada e não isolada . Evitando assim conflitos internos, o que pode vir a prejudicar todo o planejamento logístico . Neste caso , os departamentos e os colaboradores devem interagir de forma positiva e que um único foco .

Para que não prejudique , fornecedor e clientes . E estar atento para que todas as necessidades sejam atendidas no tempo estipulado . Evitando atrasos no processos de recebimento, produção e despacho do material .

Porém um item importante em qualquer organização é a redução de custo , e isto também faz parte do planejamento logístico . A necessidade de reduzir custos com armazenagem , distribuição é fundamental .

É necessário realiazar um bom trabalho em operações logísticas para que os custos sejam reduzidos e para que traga vantagens e benefícios para as empresas . Por isso, consideramos que os estoques dos insumos e dos produtos acabados , a infra-estrutura de transporte e a capacidade de gestão logística são cruciais para o desempenho das organizações e o sucesso das operações logísticas .

Não importa se a empresa é de pequeno , médio ou grande porte. Todas para sobreviverem precisam ter um ótimo planejamento logístico, para evitar o fracasso em tempos onde as concorrências são fortes.

Portanto a logística é uma ferrament importante para empresa . É deve ser levada a sério . Pois uma logística mal planejada pode prejudicar todo o cronograma . É isso não é só da organização . Como falado antes os fornecedores devem ter também um bom planejamento logístico . As empresas devem por obrigação conhecer a fundo quem são seus fornecedores . Deve conhecer suas instalações , o seu processo de produção e até mesmo buscar referência . E também deve ter mais opções , estar sempre buscando novos fornecedores , para se precaver de futuros problemas.

Fonte: Administradores

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×