A importância do cadastro nas ações de marketing direto

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O marketing direto é um conjunto de informações, metodologias, ações e ferramentas para se criar um canal direto de um produto, serviço ou marca com seu público-alvo. Esse modelo de estratégia gera um alto índice de retorno e produtividade, por efetivar um relacionamento direto e objetivo com o público consumidor.
Uma das ações mais importantes para o sucesso do marketing direto é a realização de um estudo aprofundado do público-alvo, identificando os seus hábitos, desejos e necessidades. E, para atingir essa excelência, o banco de dados a ser utilizado deve estar alimentado com todas essas informações. Esse cadastro deve ser íntegro e constantemente atualizado, para oferecer, a qualquer momento, informações estratégicas sobre o cliente e o prospect.

Para a empresa que não possuir um banco de dados, uma das alternativas é adquirir no mercado um cadastro com informações segmentadas, de acordo com o objetivo da campanha.
Para a empresa que possuir uma base de dados, o ideal é que ela esteja correta e atualizada, para que as ações de marketing direto ofereçam os melhores resultados. Para isso, é fundamental que seja feito o tratamento e higienização de dados, além do enriquecimento de dados na base.

1. Tratamento e higienização de dados
O objetivo desse processo é manter o cadastro sempre íntegro e qualificado. Para isso, é utilizado um software baseado em técnicas de match code e consultas em bases do diretório nacional de endereços (DNE correios). Por esse software, realiza-se a validação dos endereços dos registros, a recuperação de partículas do logradouro e DDD, além da inserção de informações atualizadas no banco de dados.
Essa é a maneira mais eficiente, e com menor custo, para reduzir as inconsistências no cadastro, diminuindo os retornos nas ações de mala direta e aumentando a produtividade do contact center.

2. Enriquecimento de dados
No processo de enriquecimento do banco de dados são adicionadas informações sóciodemográficas, de comportamento, hábitos de consumo, estilo de vida, poder de compra, dentre outras. Essas informações são importantes para se conhecer melhor os clientes, auxiliando nas decisões estratégicas e trazendo os melhores resultados para as ações de marketing.

O grupo Afont oferece as estratégias e ferramentas necessárias para que a campanha de marketing direto tenha efetividade e sucesso.
www.afont.com.br

Fontes: Afont Soluções de Marketing

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