Todos os negócios buscam alcançar o sucesso, com resultados positivos as teorias e os autores da administração possuem inúmeras formulas e ferramentas para atingir o sucesso, porém para tanto é necessário antes de aplicá-las aos respectivos negócios, reflexões sobre o negócio, produto ou serviço, a aplicação da famosa ferramenta do planejamento estratégico é uma das técnicas a serem utilizadas posteriormente.
A visão do administrador e de suas equipes deve ser mais abrangente, e não se deter em uma única solução, deve ser utilizado o “farol alto”, e para tanto é necessário a avaliação do negócio com a visão da administração estratégica com as teorias de administração cabíveis ao negócio, com os objetivos de obter a almejada vantagem competitiva com criação de valor as partes interessadas, pois o mercado está em constante movimento.
Inicialmente, vamos entender a origem da palavra estratégia, vem de (stategos do grego antigo, e significa exército e algo – liderança, comando), designava o comandante militar ou campanhas militares. Durante séculos foi utilizada com vinculação a arte da guerra e aos planos elaborados pelos comandantes militares para vencerem suas batalhas.
Obter a vantagem competitiva na administração é uma estratégia. Para tanto é necessário ter um produto/serviço, um mercado a ser atendido e o valor de troca do mesmo.
Todo produto/serviço possui três valores:
a) O valor real ou custo de produção;
b) O valor de mercado ou de troca;
c) O valor de uso ou utilidade para o consumidor.
Fora de um mercado, um produto/serviço, não tem valor econômico.
Mas, como obter a vantagem competitiva e a criação de valor?
Os negócios de sucesso possuem capacidade de gerar valor que suas rivais não possam reproduzi-lo, ocupando posições de vantagem. O mercado está ampliado de tal forma que é possível, criar valor em um segmento de consumidores, enquanto que outra empresa cria em outro segmento do mesmo ramo.
Desta forma é possível obter o resultado que a organização busca. Nenhum produto/serviço é viável sem criar valor econômico positivo, dentro da disposição máxima que o consumidor estará disponível a pagar.
Agora, vamos aplicar a Administração Estratégica reúna sua equipe e lance as seguintes reflexões:
1. Estamos criando valor com nossos produtos/serviços?
2. Vamos obter vantagens competitivas em nosso mercado?
Após esta reflexão inicial é hora de partir para o planejamento estratégico da organização em busca do sucesso.
Fonte: Administradores