Afinal, como se administra?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A administração é uma ciência humana e, não sendo uma ciência exata, suas técnicas, práticas e experiências são bem variadas. Essa afirmação é fácil de ser comprovada na prática de trabalho de inúmeras pessoas que, pelo menos uma vez, já trocaram de emprego. Um empresário (administrador) jamais gerencia sua empresa da mesma maneira que outro, ele gerencia e administra da sua maneira, mesmo que tenha feito a mesma faculdade com os mesmos professores e ainda tenham sido estes colegas de classe.

Cada pessoa tem o seu jeito, tem o seu estilo, isso não muda. É sabido que a própria ciência da Administração, suas teorias e experiências mudam de acordo com a cultura e evolução da sociedade. Se isso acontece, porque teríamos então que estudar Administração?

Na verdade esse estudo nos nivela a um padrão de teorias e experiências bem sucedidas e que seu conhecimento nos coloca com mais condições para decidirmos e fazermos um futuro melhor.
Para melhor entender utilizo um conceito mais simples de Administração. Respeitando e compilando os conceitos de outros autores, eu resumiria que Administração é: "Tomar decisões, através das pessoas para os melhores resultados". Nesse conceito destaco três palavras chave para se considerar a administração de necessidades de uma empresa ou até mesmo de nossas vidas: decisões, pessoas e resultados.

Tomar decisões – eis aí uma das coisas mais difíceis de fazer, ainda mais quando se trata de pessoas – é o mais determinante. Imagine você ter que decidir entre duas pessoas para contratar em sua empresa, por exemplo, o cargo seria de vendedor técnico de máquinas, sendo subordinado a um gerente de vendas. Uma delas demonstrou que tem todo o potencial técnico que você necessita, mas você ficou com dúvida sobre sua postura profissional e bom relacionamento para trabalhar no grupo. A outra pessoa se mostrou bem mais desenvolvida na postura e relacionamentos, mas não tanta habilidade ou potencial técnico. Qual pessoa deve ser contratada?

O mundo sem pessoas seria morto, ou seja, nem existiria. Viver e se fazer vivo significa ter uma relação forte com outras pessoas, ou seja, criar um bom relacionamento. A administração de sua vida ou empresa depende basicamente das pessoas com que você convive ou trabalha. Administrar, desta maneira, se torna algo muito complexo, mas verdadeiramente humano. Afinal, você administra é para as pessoas, e não para coisas materiais.

Basicamente administro em busca dos melhores resultados. Se você não pensa assim nem se preocupe em administrar ou entender melhor a ciência da Administração, ela não tem sentido sem resultados. O resultado de forma pessoal pode ser uma melhora no amor em família, uma melhora na sua saúde, por exemplo, balanceando sua alimentação, as atividades físicas que faz, etc. Mas resultado positivo mesmo é sair de uma situação atual para uma melhor.

Concluímos então que Administrar tem de ser, necessariamente, uma atividade baseada em projetos e ações que dêem as melhores condições para a tomada de DECISÃO, as melhores condições para o bom relacionamento entre as PESSOAS, e daí então, a coordenação de todas as ações para alcance dos melhores RESULTADOS.

Por fim lembre ainda algo importantíssimo da área do Marketing: os resultados devem ser mais humanos, devem estar focados nas necessidades das pessoas. Pensando assim, nas pessoas, os MELHORES RESULTADOS serão conseqüência. Portanto, estude mais, administre de seu jeito e estilo, mas entenda e valorize as pessoas, é você quem decide seu futuro e resultados!

Fonte: Administradores

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×