Afinal, o que é marketing de relacionamento?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Segundo McKenna (1991), marketing de relacionamento significa construir e sustentar a infraestrutura dos relacionamentos de clientes. É a integração dos clientes com a empresa, desde o projeto, desenvolvimento de processos industriais e de vendas.

Hoje a realidade das técnicas de marketing de relacionamento aplicadas nas empresas brasileiras ainda é pouco efetiva. Principalmente quando falamos de pequenos negócios. Os pequenos gestores por estarem envolvidos em vários processos da empresa e ainda apresentar limitações na equipe, infraestrutura, entre outros problemas. Focar no marketing de relacionamento se torna uma tarefa muito complicada e custosa. Deixando escapar a possibilidade de aumentar seus lucros, retenção de mais clientes e a chance de inovar em seu negócio graças às informações valiosas que os clientes podem dar sobre sua empresa.

Alguns empresários percebendo essas dificuldades desenvolveram projetos para dar suporte a esses gestores. Hoje empresas como a Tracksale desenvolve um serviço de pós- venda para esses gestores. A Multiplus e Dotz dão suporte para criação de pacotes de milhagem e troca de pontos entre os clientes das empresas e a Linkar que é especializada em marketing de relacionamento como um todo para pequenas e micro empresas. Contudo que processos são esses?

Vamos a alguns processos para instaurar o marketing de relacionamento:
•Concentrar os esforços de marketing da empresa para a base existente de clientes, aumentando a confiança entre clientes e empresa sempre monitorando a qualidade dos produtos ou prestação dos serviços.
•Desenvolver uma base de dados para os clientes que já compram com você e sempre mantê-los informados das novas ofertas e promoções da loja.
•Entrar em contato com os clientes em datas especiais e aniversários.
•Pesquisar informações dos clientes sobre seus produtos e atendimentos.
•Manter a perspectiva integrada, desenvolvendo bonificações para clientes que mais compram com você. Pacotes de pontos ou cartões fidelidade.

Esses são os processos básicos para se desenvolver um bom marketing de relacionamento. São demorados e buscam resultados em longo prazo. Os empreendedores no começo do negócio estão procurando resultados rápidos e acabam optando por ações que vão fazer os clientes irem a seus estabelecimentos sem que a empresa esteja preparada para manter um relacionamento contínuo que reduziria consideravelmente seus custos de vendas.

Muitos empresários também estão presos ao operacional de sua empresa não tendo tempo para desenvolver essas estratégias e por causa do custo de ter um funcionário ou uma equipe que consiga focar no marketing de relacionamento.

Então, cada vez mais o mercado precisa de empresas que possam assessorar os empresários nesse sentido, criando ambientes propícios para que eles possam se destacar no mercado e realizar todos seus sonhos de crescimento empresarial.

Abraços!

Texto adaptado do blog: www.vidadeumempreendedor.blogspot.com.br

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×