Árvore de Natal do Ibirapuera traz inovações em sustentabilidade

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Com 68 metros de altura, a árvore de Natal do Ibirapuera foi inteiramente concebida e executada pela agência Pepper, no prazo de 45 dias. A sustentabilidade é um dos motes do projeto para o Santander – um dos patrocinadores do Natal Iluminado de São Paulo. Com mais de 50 mil clusters de LED, a árvore consumirá, durante todo o período em que estará iluminada – cerca de 231 horas em 33 dias –, o equivalente ao consumo de apenas dois chuveiros elétricos domésticos, no mesmo período. Outro diferencial sustentável do projeto é o fato da árvore não ter fundação subterrânea e medir mais de 68 metros de altura. Somente a estrela no topo da estrutura pesa cerca de 4 toneladas, e conta com um Sky Light – farol giratório – que irá iluminar a cidade em todas as direções.

“O projeto de engenharia da fundação foi ambicioso e conta com 190 mil litros de água para sustentar toda a estrutura, uma vez que não é permitido executar nenhum tipo de obra subterrânea no gramado onde está a árvore”, conta Alê Alves, sócio e vp de criação da Pepper.

Toda a água utilizada no projeto será reaproveitada e devolvida para a Sabesp para novo uso. O gramado no entorno, por sua vez, foi redesenhado e está recebendo uma série de melhorias para receber a visita do Papai Noel e os milhares de expectadores e visitantes durante os 33 dias em que a árvore estará em funcionamento. Ainda nessa linha, a estrutura foi inteiramente concebida e executada a partir de materiais recicláveis.

Fonte: Vox News

Deixe uma resposta