As lições nada fáceis da concorrência

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Dois amigos fazem trilha numa floresta do Canadá quando dão de cara com um urso faminto de 250 quilos. Um deles tira as botas e calça um tênis de corrida. O outro lhe pergunta:

– O que está fazendo? Você não consegue correr mais rápido que um urso.

O primeiro então responde:

– Eu sei. Mas só preciso correr mais rápido que você!

Esta história sarcástica nos ensina uma lição simples, porém difícil de ser praticada em negócios. Concorrência exige que se estaja um passo à frente do concorrente para não ser comido por ele.

Há concorrentes famintos demais por aí. E quando você está tentando ir mais rápido do que o urso – o seu concorrente atual – precisa ter certeza de que não irá encontrar um tigre ou uma hiena – um novo concorrente.

Mas você sabe onde está a dificuldade em manter-se um passo à frente da concorrência? Em mudar!

Os tempos atuais exigem de todos amplas mudanças no modo de pensar, de planejar e de realizar. Isto subentende “capacidade de adaptação”.

Empresas com equipes fortes, com vendas fortes e com recursos fortes, ficam paradas olhando o que têm de forte, e se esquecem de que “não é o mais forte que sobrevive, porém o mais adaptado”.

O que é preciso então? Flexibilidade e agilidade, porque, se o ritmo de mudanças fora da sua organização é maior que o ritmo das mudanças dentro dela, você passará por maus momentos tentando sobreviver, e poderá ser comido.

Sabe como termina a história dos dois amigos na floresta? O segundo espera o primeiro sair correndo e então permanece parado porque ele sabe que ursos enxergam mal e só caçam presas em movimento.

Moral da história: na floresta ou nos negócios é importante conhecer os hábitos de caça dos grandes carnívoros. Contudo, mais importante do que isto é saber como escolher amigos!

__

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro Torta de Chocolate não Mata a Fome – Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos (Ed. nVersos, 2012).

Fonte: Hsm.com.br

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×